Vendas de monitores gaming crescem, enquanto as vendas de PCs diminuem, revela IDC

Vendas de monitores gaming crescem, enquanto as vendas de PCs diminuem, revela IDC

Enquanto o interesse por computadores pessoais e monitores convencionais diminui, o mercado de PCs e monitores para jogos mostra uma certa resiliência. A International Data Corporation (IDC, na sigla em inglês), famosa empresa de análise de mercado, projeta que as remessas globais de monitores para jogos aumentarão 10,8% em relação ao ano anterior.

Por outro lado, os PCs para jogos, comumente chamados de “PCs Gamers”, deverão sofrer uma queda de 10,5%. Parece até um movimento ambíguo do mercado que, no momento, busca por monitores gamers mas não está tão ávido na procura por computadores com potência suficiente para rodar os jogos atuais nas configurações máximas.

Leia também
Lenovo apresenta ThinkVision 27 3D, monitor 3D que não precisa de óculos
Samsung lança o monitor curvo Odyssey Neo G9: 57 polegadas, 4K, Mini LED e 240 Hz

Vendas de PCs gamers sofreram queda

cadeiragamer

Apesar do recuo nos PCs para jogos, espera-se que essa retração seja menor do que a do mercado de PCs em geral. O motivo para isso é que os consumidores estão aproveitando preços baixos em produtos de gerações anteriores e descontos na geração atual devido ao excesso de estoque.

Paralelamente, os monitores para jogos já conseguiram se recuperar no primeiro semestre de 2023, à medida que os fornecedores se concentram em segmentos mais lucrativos do mercado de displays em meio a um declínio geral.

As condições macroeconômicas desfavoráveis continuam a impactar o poder de compra tanto de consumidores comuns quanto de jogadores“, afirmou Jitesh Ubrani, gerente de pesquisa para Rastreadores de Mobilidade e Dispositivos do Consumidor da IDC. “Embora a economia global esteja começando a se recuperar, muitos jogadores estão sendo cautelosos em seus gastos, o que os leva a manter seus PCs atuais por mais tempo ou a pensar em adquirir PCs para jogos recondicionados no futuro próximo para economizar.

Este é um movimento que eu consigo observar em algumas pessoas mais próximas. Tenho amigos, por exemplo, com GPUs de 3 ou 4 anos atrás que ainda não estão pensando em comprar novas placas, justamente devido ao preço mais elevado da geração atual.

Segmento de monitores gamers começa a se recuperar

Ue4mefSoUP9uF5TiSkTVv9

Após cinco trimestres de quedas consecutivas no volume ano a ano, o mercado de monitores para jogos conseguiu retomar um ímpeto positivo no segundo trimestre“, disse Jay Chou, gerente de pesquisa para o Rastreador Trimestral Mundial de Monitores de PC da IDC.

Estruturas de custo aprimoradas e um foco contínuo da indústria significam que devemos esperar uma recuperação mais robusta nesta área do cenário de dispositivos para jogos. Com o preço médio de um monitor para jogos pouco acima de 300 dólares, ele se apresenta como uma forma rentável de aprimorar a experiência do usuário tanto dentro quanto fora do universo dos jogos.”, completou o analista.

À medida que o mercado enfrenta desafios no curto prazo, são esperadas melhorias para 2024 e anos subsequentes, com os PCs para jogos alcançando uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 4,6% entre 2023 e 2027. Os monitores para jogos têm uma previsão de CAGR de 7,7% no mesmo período.

O Rastreador Trimestral Mundial de Jogos da IDC oferece informações detalhadas e atualizadas para o mercado global de jogos em PC, incluindo dados e percepções sobre sistemas de jogos para desktop e notebook, bem como monitores para jogos. Graças a esses dados, podemos ter um panorama geral de como anda o mercado em cada um dos segmentos de tecnologia.

Fonte: IDC

Sobre o Autor

Avatar de Felipe Alencar
Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X