Noticiamos aqui, anteriormente, que a Microsoft planeja lançar o Windows 11, novo sistema operacional da empresa, no próximo dia 24. Ontem (15), vazaram imagens que mostra a nova interface de usuário desse sistema, com modificações no menu Iniciar e em outros recursos.
Vale ressaltar que, por serem imagens vazadas, não podemos confirmar que todas essas alterações estarão presentes na versão final do Windows 11.
A nova interface de usuário, como previsto, apresenta uma grande similaridade com a do Windows 10X, que foi cancelado recentemente. À época, a Microsoft afirmou que iria integrar os elementos do falecido sistema aos próximos lançamentos do Windows.
As maiores alterações visuais estão na barra de tarefas, que conta agora com os ícones centralizados, com um novo botão do Menu Iniciar e uma área de notificações mais limpa.
A nova versão do Menu Iniciar simplifica a atual do Windows 10, removendo os blocos dinâmicos e incluindo aplicativos fixados e arquivos recentes.
Além disso, na nova interface do Windows 11, o usuário pode mover o Menu Iniciar para a lateral esquerda.
Por falar em lateral, a nova versão do Windows possui lados arredondados, que podem ser vistos nos menus, aplicativos e no explorador de arquivos. O Menu Iniciar também possui lados arredondados.
Outra novidade é a inserção de Widgets na barra de tarefas. Segundo rumores, a Microsoft irá ressuscitar o Windows Widgets.
No entanto, por ser uma versão inicial do Windows 11, não é possível identificar uma execução completa dos Widgets, que servem para dar acesso rápido às informações sobre clima e notícias, bem como outros conteúdos online.
Elementos do Windows 10x no Windows 11
Como dito acima, a Microsoft cancelou, recentemente, o sistema operacional Windows 10X, que estava sendo desenvolvido para dispositivos com duas telas. No entanto, claramente, a Microsoft está aproveitando os elementos do Windows 10X no Windows 11.
Assim como o Windows 10X, o Windows 11 possui novos controles visuais que o usuário pode acessar através do botão “maximizar”, presente em todos os aplicativos.
Esses controles são basicamente uma versão modernizada da função cascata, que existe desde muitos anos. É possível manipular a janela de todos os lados, ou organizá-la em seções na área de trabalho.
A nova configuração inicial também é bastante similar à do Windows 10X, que possui uma série de passos ensinando a configuração do sistema aos usuários.
Além disso, o Windows 11 possui um novo som ativação, que aparece todas as vezes que o sistema é ligado. Confira abaixo:
https://twitter.com/tomwarren/status/1404840956893990914
Leia também: Microsoft cancela Windows 10X, entenda o porquê
Windows Store
Por estas imagens vazadas, ainda não vimos nenhuma grande atualização na Windows Store, mas é possível que a Microsoft lance uma nova versão da loja durante o evento do dia 24.
A interface exibida pelas imagens vazadas apresentam uma Windows Store bem similar à versão atual, que faz parte do Windows 10.
No entanto, informações oficiais confirmaram que a Microsoft trabalha em uma nova loja de aplicativos, que, possivelmente, será totalmente repaginada. De acordo com o CEO da empresa, Satya Nadella, a nova Windows Store irá “possibilitar maiores oportunidades econômicas para criadores e desenvolvedores.”
Além disso, informamos aqui que a Microsoft irá permitir que os desenvolvedores insiram qualquer aplicativo Windows, como os navegadores Chrome e Firefox, desenvolvidos pelo Google e pela Mozilla, respectivamente.
Nova interface do aplicativo Xbox
O aplicativo Xbox do Windows também ganhou uma nova cara nessa atualização. No Windows 11, o app é integrado e oferece um rápido acesso ao serviço Xbox Game Pass e aos recursos de interação social da Xbox Network e da loja Xbox.
No entanto, a Xbox Game Bar e o Windows Game Mode continuam os mesmos, pelo menos nesta versão inicial do Windows 11.
A Microsoft irá anunciar o Windows 11 em um evento especial que ocorrerá no próximo dia 24, quinta-feira, ao meio-dia (Horário Oficial de Brasília).