No início do ano vazou uma imagem do que seria o socket LGA 7529, voltado para os processadores Intel Xeon “Sierra Forest”, que devem ser lançados em 2024 como substitutos dos atuais Sapphire Read. E agora surgiu na web outra imagem, compartilhada por usuário usuário Marvin Sevilla (@SprayOnCopper), que contempla toda a dimensão desse socket gigantesco equipado com 7529 pinos, superando a contagem de pinos do socket da geração atual dos Xeon (LGA 4677) com 4677 pinos, e também o SP5 da AMD, que conta com 6096 pinos.
Além dos Sierra Forest, em 2024 a Intel deve colocar no mercado também os chips Granite Rapids. Os Sierra Forest estariam posicionados como a contrapartida mais eficiente. Tanto que essas CPUs consistiriam apenas em e-cores (núcleos de eficiência). Arranjo diferente de outras famílias de chips da Intel que combinam e-cores com núcleos de performance (P-Cores).
Enquanto o socket LGA 4677 mede 61x82mm, (sem contar o mecanismo de retenção, a trava que fixa o procesador) a opção para a futura linha da Intel deve ter em torno de 66 × 92,5 mm, incluindo mecanismo de retenção.
Você também deve ler!
Estratégias da Intel estão fazendo AMD perder espaço no mercado de processadores
Consumo do Intel Xeon W9-3495X atinge quase 1900 W em overclocking extremo
Em relação as demais características técnicas dessa futura linha de chips, o que se especula no momento é que esses processadores podem ter mais de 344 núcleos, em um esforço para rivalizar com os chips EPYC da AMD.
Deixe seu comentário