A AMD anunciou na última terça-feira (10) o processador Ryzen Embedded V2000, da família de processadores de alto desempenho da empresa.
O processador possui a tecnologia de processo de 7 nm, os núcleos presentes na linha Zen 2 e GPU Radeon de alto desempenho.
Segundo a AMD, A linha Ryzen Embedded V2000 oferece um “novo nível de desempenho com a tecnologia de 7 nm e, além disso, o uso de energia eficiente entrega recursos de segurança de alto padrão.”
O sucessor do V1000 foi desenvolvido para dispositivos dedicados (embedded applications), como Mini Pcs, Thin Clients e sistemas de Edge Computing.
Thin Clients são computadores conectados a uma rede, ou servidor, que possuem poucos ou nenhum aplicativo instalado, portanto, dependem de um servidor central para processar atividades.
Edge Computing é a próxima etapa do processo da IoT (Internet das Coisas) e são dispositivos capazes de realizar processamentos e análises avançados, ou seja, são máquinas de alto desempenho.
Segurança
O Ryzen Embedded V2000, de acordo com a AMD, continua a oferecer ferramentas avançadas de segurança, que ajudam a coibir acessos não autorizados nos dispositivos.
Similarmente ao V1000 e ao R1000, o V2000 terá o recurso AMD Memory Guard, que é um pacote com ferramentas de segurança, possibilitando criptografar a memória armazenada para prevenir ataques cibernéticos.
Ryzen V2000
A AMD irá lançar quatro processadores da linha V2000: V2748, V2718, V2546, V2516
Confira a tabela abaixo com as especificações de cada um desses processadores.
Sendo assim, para entregar esse nível de desempenho, o Embedded Ryzen V2000 possui até oito núcleos de processamento e sete unidades de processamento gráfico (GPU).
Em testes realizados no Laboratório de Desempenho da AMD, em julho, o V2000 apresentou o dobro do desempenho por watt, 30% e 40% a mais nas performances da CPU em single-thread e da GPU, respectivamente, em relação à geração anterior.
A AMD afirma que o processador é ideal para os consumidores que precisam de níveis de exibição de alto desempenho, pois o V2000 é capaz de funcionar em quatro telas independentes, na resolução 4K, simultaneamente!
Rajneesh Gaur, vice-presidente e diretor-geral de Emebedded Business da AMD, afirmou que “A tecnologia e processo de 7 nm possibilita aos consumidores designs únicos”.
Ele ainda reitera que a empressa continua com o compromisso de 10 anos de disponibilidade dos outros processadores Ryzen Embedded.
Por fim, Rajneesh Gaur declara que deseja que os “parceiros e clientes façam bom uso da velocidade de processamento, gráficos integrados e uso eficiente da energia com o Ryzen Embedded V2000 durante muitos anos.”