Usuários do Gmail reclamam do aumento exagerado de anúncios na caixa de entrada

Usuários do Gmail reclamam do aumento exagerado de anúncios na caixa de entrada

Usuários do Gmail têm demonstrado insatisfação com o aumento excessivo de anúncios em suas caixas de entrada. As reclamações começaram a surgir nos primeiros dias de maio, destacando que os e-mails de publicidade passaram a aparecer em maior quantidade e em outras categorias além da aba “Promoções”.

Leia também
Google inicia testes públicos com IA generativa integrada ao Gmail e Docs
IA a serviço do usuário: Google integra inteligência artificial ao Docs e Gmail

Crescente presença de anúncios na caixa de entrada

Opera Instantaneo 2023 05 08 111049 9to5google.com

Relatos recentes indicam que o Gmail tem intensificado a quantidade de propagandas exibidas na caixa de entrada dos usuários. Anteriormente, os anúncios eram posicionados apenas no topo da aba “Promoções”, facilitando a diferenciação e até mesmo a possibilidade de ignorá-los.

No entanto, agora os e-mails de publicidade estão aparecendo na categoria “Atualizações” e, em alguns casos, estão sendo inseridos até mesmo no meio das listas de e-mails.

Inscreva-se no canal do Youtube do Hardware.com.br

As reclamações surgiram principalmente no Twitter, onde muitos usuários compartilharam postagens e prints de suas caixas de entrada, mostrando anúncios no meio de suas listas de e-mails. Curiosamente, nem todos os usuários do Gmail estão sendo afetados por essa mudança. Isso pode indicar que o Google está testando a nova abordagem ou implementando-a gradualmente.

Gmail reconhece a situação e responde aos usuários

twitter gmail

O perfil oficial do Gmail no Twitter tem respondido às reclamações dos usuários, sugerindo que a empresa está ciente da situação. Em uma das respostas, a equipe do Gmail afirmou que a mudança “não soa bem” e encaminhou o usuário para uma página de suporte que explica como os anúncios funcionam no serviço. Além disso, a empresa sugeriu que os usuários enviem feedback sobre a questão.

Vale destacar que o uso de anúncios é comum nos produtos do Google, já que representa uma parte importante da receita da empresa. No entanto, realizar mudanças sem avisar previamente a base de usuários não é uma prática comum da gigante das buscas.

Preocupações com a diferenciação entre e-mails e anúncios

Opera Instantaneo 2023 05 08 111127 9to5google.com

Outra preocupação dos usuários é a dificuldade em diferenciar os e-mails reais dos anúncios, especialmente quando os e-mails promocionais estão misturados com as mensagens genuínas. Eu mesmo tenho essa dificuldade de vez em quando e acabo clicando em um e-mail de propagando ao invés de um e-mail real.

Apesar de os anúncios possuírem um pequeno ícone verde com a palavra “Ad” ao lado, a nova posição deles pode causar confusão e prejudicar a experiência do usuário.

Além disso, alguns usuários da versão móvel do aplicativo começaram a notar anúncios com imagens em tamanho completo no topo de suas caixas de entrada, tornando-os ainda mais intrusivos.

Em uma declaração dada ao site 9to5Google, o Gigante das Buscas deixou claro que se trata de um teste. No entanto, assinantes do Google Workspace não foram incluídos nestes testes. O que explica algumas pessoas não terem visto o aumento no número de propagandas. Abaixo você lê a declaração do Google:

Estamos sempre experimentando formatos e trabalhando em maneiras de ajudar as pessoas a descobrir e se conectar com novos negócios. A guia Promoções mostra e-mails promocionais de empresas nas quais as pessoas se inscrevem, bem como ofertas e promoções de empresas que as pessoas podem gostar. Lançamos anúncios in-stream na guia Promoções no ano passado em dispositivos móveis e, no mês passado, expandimos para computadores também.”.

Fontes: 9to5Google e The Verge

Sobre o Autor

Avatar de Felipe Alencar
Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X