O USB 3.0 Promoter Group soltou um press release comentando o futuro próximo do USB 3.0, onde com a mesma estrutura de cabos atuais seria possível alimentar dispositivos de até 100W.
Isso seria o suficiente para carregar baterias de notebooks e alimentar uma série de outros dispositivos, como lâmpadas, monitores, discos externos, etc. Daria até mesmo para usar notebooks plugados num computador.
O padrão poderá coexistir com o atual, que fornece até 4,5 watts (900mA @ 5V), mantendo ainda compatibilidade com a popular versão do USB 2.0.
Um lançamento na forma de demonstração será feito no Intel Developer Forum, que ocorrerá de 13 a 15 de setembro em San Francisco, California. No começo de 2012 a especificação final deverá ser aplicada pelo USB Implementers Forum (USB-IF). Talvez ainda no ano que vem já apareçam dispositivos que possam se beneficiar disso.
Naturalmente, para não prejudicar os dispositivos atuais, haverá uma “negociação” entre o dispositivo e o controlador antes do início da alimentação efetiva (a negociação permite definir a tensão usada dependendo do tipo de dispositivo, já que a compatibilidade com dispositivos mais fracos é essencial). Se a moda pegar mesmo muita gente vai ter que atualizar a fonte de alimentação (imagine conectar dois notebooks e um monitor grande…), um dos itens mais importantes mas normalmente deixado de lado ao montar um computador com orçamento apertado.
Esta postagem foi modificada pela última vez em 11/08/2011 01:22