USB 3.0 continua roubando espaço do Thunderbolt

O Thunderbolt da Intel oferece uma altíssima largura de banda para transferência de dados por cabos, chegando a 20 Gbps. Só há um “pequeno” problema: ele não é popular. Poucos aparelhos oferecem suporte ao conector, sendo boa parte deles os (caros) produtos da Apple. E os outros fabricantes?

Se o mercado já tinha poucos fabricantes que adotavam o modelo nos PCs, agora há um a menos. A Acer está abandonando o Thunderbolt a favor do USB 3.0, que não chega lá em tamanha velocidade mas quase, sendo potente o suficiente para a maioria das atividades esperadas pelos usuários. A um custo extremamente menor, claro.

Uma das vantagens do USB é que o formato está bem mais difundido, além de que os custos de licenciamento são menores – cabos e acessórios compatíveis com USB são bem mais baratos.

O USB ainda permite carregar a bateria de vários tipos de dispositivos (como celulares e tablets) e há muitos produtos compatíveis no mercado.

Com o desinteresse da Acer o Thunderbolt fica ainda mais restrito ao nicho de alto padrão. Isso é ruim para a própria Intel, desenvolvedora do método de transferência de alta velocidade, já que com menor suporte por parte dos fabricantes PCs, teremos ainda menos aparelhos compatíveis no mercado.

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio
Localize algo no site!