Na próxima atualização do motor de jogo Unreal Engine 4 da desenvolvedora americana Epic Games, estará disponível o suporte ao rastreamento de raios em tempo real, o Ray Tracing. A partir da versão 4.22, os desenvolvedores poderão usar o componente de software DirectX Raytracing API (DXR) em seus projetos, além de extrair o máximo de aceleradores gráficos com seu suporte. Até o momento as placas da série RTX 20 da NVIDIA são as únicas com suporte ao Ray Tracing.
O Ray Tracing na Unreal Engine 4 pode ser usado para criar sombras suaves, reflexos de alta qualidade, sombreamento, translucidez, iluminação global e muitos outros efeitos. Quantos deles serão implementados em novos projetos de jogo diretamente depende dos desenvolvedores. Os únicos dois jogos com suporte ao Ray Tracing no momento é o Battlefield 5 e o Metro Exodus, as implicações do Ray Tracing no game são diferentes, característica que os desenvolvedores adotam de acordo com a proposta do game.
Vale lembrar que durante a conferência da NVIDIA na GDC 2018, a Epic Games fez a primeira demonstração do Ray Tracing em tempo real com essa belíssima demo, o Project Spotlight. Confira abaixo: