Se há alguns anos eu te dissesse que a Microsoft seria um dos membros da Linux Fundation, e que ainda disponibilizaria o Ubuntu para download na Windows Store você provavelmente acharia uma loucura, mas com a administração de Satya Nadella essas duas coisas se concretizaram em menos de um ano.
Em novembro do ano passado durante o evento Connect () a Microsoft anunciou que estava se juntando a Linux Fundation, organização instituída em 2002 que incentiva o código aberto, e agora, durante a Build 2017, evento voltado para desenvolvedores, a gigante de Redmond disse que o Ubuntu já pode ser baixado diretamente na Windows Store.
O download do Ubuntu pela Windows Store não é da forma tradicional, com a distro em ISO, na verdade o SO é executado no modo sandbox do Windows, e oferece o terminal do Ubuntu e a execução das linhas de comando do sistema. No momento o Ubuntu só aparece na Windows Store se você for um membro do programa Insider, e para a utilização é necessário ativar as funções de Subsistema do Windows para Linux e reiniciar o PC.
Além do Ubuntu, o openSUSE e o Fedora serão as próximas distribuições que irão chegar à Windows Store.