A Ubisoft anunciou nesta semana que, a partir do dia 29, todos os serviços in-games da empresa se tornarão uma única plataforma: Ubisoft Connect.
Isso significa que O Uplay – uma espécie de Steam da Ubisoft – e o Ubisoft Club irão se fundir para dar vida a esse novo serviço.
A intenção da Ubisoft é levar esses serviços, sobretudo o Uplay, para os consoles da nova geração e para os streamings de jogos. Portanto, a empresa anunciou que o Ubisoft Connect estará no Google Stadia.
Além disso, um aplicativo para smartphone permitirá que os jogadores acessem o serviço para ver os seus status, assim como acontece no app do Steam. Vale lembrar àqueles que ainda não possuem, é necessária uma conta da Ubisoft.
O Ubisoft Connect entrará na vanguarda da progressão entre plataformas (cross-progression), pois, além do cross-play, os jogadores poderão transferir o progresso, os itens e as recompensas para outras plataformas. No entanto, esse recurso foi anunciado apenas para os próximos jogos.
Watch Dogs: Legion será o primeiro game da empresa a contar com essa funcionalidade. Mas os próximos títulos, como Assassin’s Creed Valhalla, Riders Republic e Immortal Fenyx também terão essa funcionalidade e estarão no Ubisoft Connect.
Além disso, a Ubisoft afirmou que os seguintes jogos também estarão na plataforma: Assassin’s Creed Odyssey, For Honor, Ghost Recon: Breakpoint, Hyper Scape, Steep, Tom Clancy’s Rainbow Six Siege e The Division.
Ubisoft Connect e a nova geração
O Ubisoft Connect terá uma espécie de IA, que irá fornecer dicas e recomendações personalizadas para os jogadores. O sistema funcionará com base nas suas atividades dentro dos jogos. Além disso, o novo serviço irá apresentar aos jogadores status personalizados e informações sobre o estilo de jogo, para que os gamers comparem com outras pessoas, através de um novo sistema de placares.
Segundo a vice-presidente de Serviços Online da Ubisoft, Stephanie Perotti, a intenção da empresa “é trazer mais versatilidade e fluidez para a experiência dos videogames”. Ela afirma que a Ubisoft deseja tornar possível jogar os jogos em qualquer dispositivo com quem você quiser.
De acordo com Perotti, o Ubisoft Connect é a forma como a Ubisoft não irá “apenas facilitar a transição das gerações dos consoles, mas, também, servirá como ponto inicial para novos serviços que irão contribuir com novas formas de jogar videogames”.
Com esse serviço, a Ubisoft acena para a era dos streamings, pois, ter o recurso de cross-progression como padrão para qualquer plano do serviço, serve como incentivo para que os jogadores utilizem os serviços de streaming.
O Ubisoft Connect estará disponível no dia 10 de novembro para PC, Playstation 4, Xbox One, Nintendo Switch e Xbox Series X e S. A versão para PS5 chegará no dia 15 de novembro. Além disso, os serviços de streaming Stadia, Nvidia GeForce Now e Amazon Luna terão o Ubisoft Connect no finalzinho deste ano.