Aos poucos o selo azul de verificado vai perdendo o sentido inicial com a gestão de Elon Musk. O bilionário desde o começo se mostrou determinado a mudar a forma como esse selo era distribuído na plataforma, e agora com o Twitter Blue, essas mudanças continuarão a surgir.
A novidade da vez é que perfis de pessoas que não tiverem a assinatura Twitter Blue perderão o selo de verificado, mesmo sendo pessoas públicas e famosas. A nova regra começará a valer a partir do dia 1 de abril desse ano, e o anúncio foi postado em um perfil oficial do Twitter.
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Selos de verificações anteriores serão retirados
No anúncio eles deixam claro que a nova regra será válida apenas para contas de indivíduos. Isso significa que organizações como empresas, órgão de governo ou até mesmo as ONGs ainda continuarão verificados mesmo sem ter o Twitter Blue.
Lembrando que no final do ano passado a plataforma começou a mudar a cor dos selos para esses tipos de contas, sendo ele dourado ou cinza ao invés de azul.
On April 1st, we will begin winding down our legacy verified program and removing legacy verified checkmarks. To keep your blue checkmark on Twitter, individuals can sign up for Twitter Blue here: https://t.co/gzpCcwOpLp
Organizations can sign up for https://t.co/RlN5BbuGA3…
— Verified (@verified) March 23, 2023
“Em 1º de abril, começaremos a encerrar nosso programa verificado pré-existente e a remover os selos de verificados pré-existentes. Para manterem o seu selo azul no Twitter, indivíduos podem assinar o Twitter Blue”
Não é de agora que Elon Musk mostra seu descontentamento como a forma de oferecer o selo de verificado anterior acontecia. Em uma resposta a um usuário que postou que agora os selos de verificação viraram uma piada já que qualquer pessoa pode ter um, o dono da Tesla e da SpaceX falou que as verificações anteriores eram “verdadeiramente corruptas”.
Legacy blue checks will be removed soon. Those are the ones that are truly corrupt.
— Elon Musk (@elonmusk) February 10, 2023
Por isso a novidade não é exatamente uma surpresa, já que ele sempre revelou seus planos para acabar com os perfis verificados da forma antiga e que essas pessoas perderiam esse selo azul em algum momento.
Isso realmente acaba tirando todo o objetivo original do selo de verificação. Ele foi lançado justamente para que os usuários tivessem certeza de que estavam interagindo com um perfil original de alguém famoso ou de pessoas que são relevantes para a imprensa ou influenciadores. Agora só mostra quem é assinante do Twitter Blue.
Claro que o método anterior não era exatamente perfeito, e as vezes acabava distribuindo o selo de verificação sem aplicar as próprias regras para isso, mas mesmo assim ainda havia um limite para quem recebia esses selos, mostrando que eram pessoas relevantes de alguma forma e não apenas quem pagou para tal.
A jogada não tem apenas a ver com a vontade de Elon Musk de mudar as coisas, mas também principalmente com a forma com que o bilionário está tentando monetizar mais a plataforma. Com isso ele pegou um recurso bastante popular na rede social e apenas ofereceu para quem pagasse por isso. E pelo visto deu certo já que existem várias pessoas dispostas a pagar por isso.
Elon Musk pretende faturar com o Twitter a qualquer custo, e tem mostrado isso em suas decisões atuais a respeito da plataforma, o que vem gerando uma rede de polêmicas.
Twitter Blue está disponível em todos os países
Lançado no ano passado, o Twitter Blue é uma assinatura paga do serviço que garante alguns recursos extras, como o selo de verificação. Agora, com o fim das contas verificadas de antes e que não fazem parte dessa assinatura, eles revelaram também que a opção já está disponível em todos os países que contam com cobertura do Twitter.
Aqui no Brasil a assinatura tem o preço de R$ 42 pagando mensalmente e fazendo a assinatura pelo computador e R$ 60 quando se faz a assinatura no smartphone Android ou iOS. Existe ainda a opção do plano anual de R$ 440, que acaba ficando cerca de R$ 37 a cada mês.
Além do selo de verificado, os assinantes ainda podem escolher ter prioridade na exibição de comentários de postagens, redução significativa dos anúncios na plataforma, opção de pasta com postagens favoritas e até mesmo a possibilidade e editar alguns tuítes já publicados.
Fonte: Twitter
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