Twitter usará suas postagens e seus dados públicos para treinar IA; Google e Meta já fazem isso

Twitter usará suas postagens e seus dados públicos para treinar IA; Google e Meta já fazem isso

A partir de agora, todos os seus tweets (ainda posso usar esse termo?) e dados públicos no Twitter serão usados para treinar a inteligência artificial de Elon Musk. Na “calada da noite”, a rede de microblogs modificou a sua política de privacidade, permitindo que posts feitos na plataforma sejam usados para aprimorar os “sistemas de IA” da companhia.

Leia também
Twitter agora quer todas as suas informações pessoais, desde dados biométricos até educacionais e profissionais
Brasileiros agora podem monetizar seus perfis no Twitter/X

Tweets serão usados para treinar IA

Embora a rede social não tenha uma inteligência artificial própria, Elon Musk, proprietário do serviço, divulgou em julho a fundação da x.AI, sua iniciativa voltada para a IA. Assim, os dados coletados a partir de tweets ou mensagens na rede serão empregados no aperfeiçoamento do algoritmo linguístico da empresa associada.

Apesar da semelhança nos nomes entre a plataforma de microblogs (que agora se chama X) e a empresa de IA, elas são entidades legais distintas. No próprio site da x.AI existe uma declaração enfatizando essa distinção, mas assegurando que a empresa atua “em estreita colaboração” com outros empreendimentos de Musk para cumprir sua meta de “decifrar os mistérios do cosmos“.

Caso você queira conferir com seus próprios olhos essa mudança na política de privacidade do Twitter, basta consultar a seção 2.1 do documento. Esta seção aborda a utilização de “informações para fornecer e operar produtos e serviços na rede social“.

imagem 2023 09 05 095127944

Elon Musk afirma que apenas o conteúdo público será usado

Ao explorar todo o acervo de posts do X/Twitter, a x.AI encontra-se em uma posição vantajosa para coletar material para seu próprio aprimoramento. Mas, não podemos esquecer que no Twitter existe muita informação de qualidade e procedência, no mínimo, duvidosa. Não sabemos como Elon Musk fará essa distinção entre o que é útil e o que não é.

E como fica a questão da privacidade? Em teoria, somente o Twitter tem acesso a todo o conteúdo. E Elon Musk também disse que apenas o conteúdo público será usado para treinar a IA. Ou seja, em tese, as DMs e mensagens privadas não serão usadas.

Vale lembrar que não é a primeira vez que tweets são usados para treinar ferramentas de inteligência artificial. Inclusive, em abril, Elon Musk cogitou tomar medidas legais contra a Microsoft justamente por utilizar tweets para treinar sua própria IA.

No entanto, se engana quem pensa que o bilionário estava preocupado com a privacidade dos usuários. Essa ameaça de processo foi mais um “contra-ataque” após a Microsoft ter excluído o X/Twitter de seu serviço de administração de redes sociais. E também porque, na prática, a Microsoft estava obtendo vantagens competitivas às custas do conteúdo produzido no Twitter.

Training Data Feature

Outras empresas já treinam IA com seus dados públicos

O Twitter/X está chegando tarde na festa. Em julho, o Google também divulgou, de maneira bem discreta, que alterou sua política de privacidade para permitir que os dados dos usuários sejam usados para treinar as diversas ferramentas de IA que a empresa possui.

A Meta, dona de redes sociais extremamente populares, como Facebook e Instagram, também já faz isso há muito tempo. Inclusive, ela tem até um formulário que permite a você excluir seus dados pessoais de fontes/conjuntos de terceiros obtidos pela Meta e que são usados para treinar IA.

Mas em nenhum momento a Meta diz que vai deixar de usar os dados que você disponibiliza no Facebook ou Instagram, apenas os dados obtidos por terceiros. Ou seja, se você usa alguma dessas redes sociais, você fatalmente está ajudando a Meta a treinar suas ferramentas de IA. E sem ganhar um centavo por isso.

É como diz aquele velho ditado: quando você não paga para usar o produto, é por que o produto é você.

Fontes: StackDiary e TechRadar

Sobre o Autor

Avatar de Felipe Alencar
Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X