Você provavelmente já está sabendo que o Twitter recentemente passou por uma transformação significativa, mudando o nome e a logo para “X”. O icônico passarinho azul foi removido até da sede da empresa, em São Francisco.
No entanto, essa mudança afetou até mesmo pessoas que nada tem a ver com as decisões de Elon Musk. Gene X. Hwang, co-fundador da empresa de fotografia Orange Photography, era o detentor original do nome de usuário @X. Ele registrou o nome na plataforma há mais de 16 anos.
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Pois bem, o Twitter, ou melhor, o X (que confusão…) decidiu simplesmente “roubar” o nome de usuário do Hwang. Ok, “roubar” pode ser um termo forte. Eles tomaram o nome de usuário de Gene X. Hwang sem pedir ou dar qualquer tipo de compensação financeira.
“Eles simplesmente pegaram…”
Ele revelou que, apesar de usar esta arroba há muito tempo, não foi consultado ou compensado pela empresa antes da mudança. Ele disse:
“Eles simplesmente pegaram – mais ou menos o que eu pensei que poderia acontecer. Eles enviaram um e-mail dizendo que é propriedade de ‘X’, essencialmente”.
Elon Musk, que recentemente tomou algumas decisões polêmicas com respeito ao Twitter, não fez qualquer oferta financeira a Hwang pelo nome de usuário. Em vez disso, Hwang foi informado por e-mail sobre a tomada do nome de usuário. O e-mail, proveniente do endereço genérico support@twitter.com, não veio de nenhum funcionário específico da empresa.
Twitter pode fazer isso?
Mas será que isso é correto do ponto de vista legal? Sim, está. Nos termos de usuário do Twitter, que praticamente ninguém lê, podemos ver que ninguém tem os direitos sobre os nomes de usuários. Isso basicamente é padrão para qualquer rede social. É uma forma de evitar problemas com marcas, por exemplo.
De qualquer forma, a maneira abrupta como o Twitter procedeu surpreendeu muita gente. A única coisa que a direção do Twitter fez foi dar algumas novas opções de nome de usuário para Hwang. Ele escolheu o arroba @x12345678998765. Além disso, todo o seu histórico de 16 anos do arroba anterior foi migrado para o novo perfil.
Por fim, a única compensação que a empresa ofereceu para o dono original do @X foram mercadorias de merchandising e a chance de conhecer os diretores da companhia. Bom, não me parece uma oferta muito atraente.
Isso mostra que, de fato, construir a sua marca ou autoridade nas redes sociais é como construir uma casa em um terreno alugado. YouTubers, influenciadores digitais, podcasters e qualquer outro profissional que use as redes sociais para se promover deve ter bem em mente que a qualquer momento a plataforma pode mudar suas regras e prejudicar o seu negócio.
Fontes: TechCrunch e Mashable
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