Twitter apresenta Comunidades, sua versão dos Grupos do Facebook e Reddit

O Twitter lançou ontem (8), quarta-feira, seu novo recurso Comunidades, função que irá rivalizar com os Grupos do Facebook e do Reddit, mirando nos usuários que querem compartilhar interesses específicos. 

O saudoso Orkut manda lembranças!

Embora o Twitter seja uma plataforma extremamente útil para se informar sobre as últimas notícias, bem como sobre a vida das pessoas e empresas do seu interesse, ainda faltam espaços organizados para conectar usuários que não possuem familiaridade entre si.

Desse modo, a empresa fundada por Jack Dorsey decidiu criar um recurso que pretende solucionar esse problema, pois as Comunidades possuem o fim de facilitar a conexão de usuários com interesses similares.

Comunidades Twitter
Créditos: Twitter

No entanto, o lançamento das Comunidades ocorrerá de maneira gradual, limitando a possibilidade de os usuários criarem suas próprias comunidades. Segundo o Twitter, as funções das Comunidades estarão totalmente disponíveis a todos os usuários no decorrer dos próximos meses.

A versão beta das Comunidades está disponível apenas no aplicativo do Twitter para iOS e na página para navegadores. No entanto, o Twitter afirmou que o recurso estará, em breve, nos aparelhos com sistema operacional Android. 

Além disso, é possível que a rede social lance um aplicativo especificamente para as Comunidades.

Como funcionam as Comunidades do Twitter

As Comunidades do Twitter funcionam através de convites para que os usuários entrem na rodada inicial de páginas, que incluem as comunidades #AstroTwitter, #DogTwitter, #SkincareTwitter e #SoleFood.

Assim que o usuário entrar na comunidade, é possível twittar diretamente para os outros membros da comunidade em vez de apenas aos seus seguidores. Além disso, apenas os membros de uma Comunidade poderão interagir com os tweets enviados pelos outros membros.

O novo recurso funciona de maneira bem similar aos grupos do Facebook e subs do Reddit. Por exemplo, cada Comunidade do Twitter terá seus próprios moderadores, que criarão regras específicas e poderão convidar e remover usuários.

O Twitter já convidou uma série de usuários para criar as primeiras comunidades, citadas acima. E como dito anteriormente, permitirá que o restante do público da plataforma crie suas Comunidades nos próximos meses.

As Comunidades, por ora, funcionam apenas através de convites, mas estamos trabalhando em formas para permitir que as pessoas descubram e se juntem às Comunidades que querem fazer parte”, disse o Twitter em um comunicado. 

Portanto, a diferença entre os grupos do Facebook e do Reddit, até então, residem no fato de ser mais difícil se entrar em uma Comunidade.

Novo recurso é mais uma tentativa de construir um “espaço” de “comunidades”

Há algum tempo, o Twitter lança novos recursos para tentar se tornar uma plataforma atrativa para os criadores de conteúdo que atuam em comunidades. Recentemente, a companhia lançou o recurso Super Seguidores, que age como uma ferramenta de assinatura paga. No início do mês, também houve o lançamento de um recurso que permitia vender ingressos para participas de Espaços.

Os Espaços do Twitter são a resposta ao Clubhouse, rede social de reunião via áudio que explodiu no início deste ano. 

As Comunidades, portanto, são mais um passo do Twitter rumo tal direção. O novo recurso surge em meio a um momento crítico no processo de reestruturação da plataforma, que visa se tornar um espaço mais dinâmico para criação de comunidades.

‘Dinâmico’, nesse sentido, quer dizer exatamente a forma como esses espaços funcionam em redes como o Reddit e o Discord, girando em torno das ações e da moderação por parte dos usuários, em comunidades baseadas no interesse de cada pessoa. 

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Veja também
Publicações Relacionadas
Localize algo no site!