A Twitch se torna mais uma companhia de tecnologia a impor sanções à Rússia, suspendendo os pagamentos de streamers russos que utilizam a plataforma.
Leia mais!
- Activision Blizzard e Epic Games interrompem venda de jogos na Rússia
- Samsung e Microsoft suspendem vendas de produtos na Rússia
- EA remove seleção e times da Rússia do FIFA 22
De acordo com uma matéria do jornal The Washington Post, a Twitch informou aos streamers russos que iria reter os seus pagamentos, ressaltando aderir às sanções impostas por outras empresas, bem como governos, à Rússia pelo mesmo motivo.
O motivo já foi comentado aqui em outras matérias: a invasão bélica russa à Ucrânia. Surpreendentemente, para aliviar as sanções, o governo de Vladimir Putin estuda legalizar a pirataria no país.
A Twitch enviou um email a todos os criadores de conteúdo da Rússia, conforme informou o jornal. O Post, assim como a Twitch, é de propriedade de Jeff Bezos, fundador da Amazon, explicando o acesso do jornal ao email.
“Os pagamentos a instituição financeira associada com sua conta da Twitch foram bloqueados como resultados das sanções”, diz o email aos streamers russos.
Curiosamente, o PayPal era a única opção disponível aos streamers da Twitch em território russo. No último domingo (6), o PayPal anunciou a suspensão dos seus serviços na Rússia.
Portanto, evidentemente, seria impossível aos streamers russos obterem pagamentos da Twitch mesmo sem a suspensão da plataforma de streaming.
Email da Twitch informa aos streamers russos sobre a suspensão
“A Twitch está em conformidade com as sanções impostas pelos Estados Unidos e por outros governos, agindo, portanto, de acordo com as punições econômicas implementadas como resposta à situação que ocorre na Ucrânia. Desse modo, essas sanções podem limitar, ou suspender, o seu acesso aos pagamentos, bem como o recurso de monetizar sua transmissão e/ou apoiar financeiramente outros criadores de conteúdos”.
Além disso, o email da Twitch aos streamers russos ressalta que a empresa sabe como será difícil para os criadores de conteúdo após a medida entrar em vigor.
Em contrapartida, a Twitch informou que “fará o seu melhor” para pagar os streamers da Rússia assim que a suspensão dos pagamentos acabar.
Entretanto, a matéria do Washington Post informa que os streamers russos já sentiram o impacto da sanção da Twitch.
A streamer CommanderIvy, em entrevista ao jornal americano, afirmou que continuará a fazer transmissões mesmo sem receber pagamentos.