Uma das áreas que mais me interessam em programação, apenas a título de curiosidade, é a construção dos sistemas operacionais. Quando você faz um programa utilitário qualquer você não está programando para o hardware, está programando para um outro programa – afinal sua aplicação depende das APIs do sistema operacional no qual for rodar. Seja um executável do Windows, Linux ou Mac (ou qualquer outro) seu programa não é um programa independente, ele depende do sistema para o qual foi produzido e não serve para nada sem ele. E para fazer um programa rodar num computador sem sistema operacional? Aí entra a criação de um S.O.
Claro que não é necessário fazer um novo sistema com tantos que tem por aí, o trabalho seria imenso. Mas para quem gosta do assunto não deixa de ser um divertido passatempo. Uma série de tutoriais publicada no site do James Molloy mostra como criar um clone do UNIX para fins de aprendizado.
As ferramentas usadas são GCC, ld, NASM e GNU Make e conhecimentos em C e assembly são mais do que essenciais. Os guias são práticos e há explicações teóricas junto com as partes práticas. Para escovadores de bits, é um material e tanto. Se você não se importa em prosseguir sem dominar tudo, ainda assim pode ser possível terminar o tutorial caso goste do tema.
Via OS News
Deixe seu comentário