Em breve o WhatsApp poderá traduzir mensagens nativamente

Em breve o WhatsApp poderá traduzir mensagens nativamente

O WhatsApp está desenvolvendo uma função para traduzir textos diretamente nas conversas. No entanto, para que isso seja possível, será preciso instalar pacotes de idiomas para ativá-la. É importante deixar claro, porém, que o recurso ainda está em estágio inicial, por isso seu lançamento pode demorar.

Leia também
Galaxy AI poderá traduzir chamadas no WhatsApp em tempo real
WhatsApp terá recurso nativo para modificar sua foto com IA

Conforme revelado pelo WABetaInfo, site conhecido por descobrir novos recursos do WhatsApp antecipadamente, o recurso empregará tecnologia do Google para traduções. Isso suscita dúvidas sobre privacidade, pois envolve o acesso a diálogos privados.

Entretanto, informações indicam que a tradução ocorrerá localmente, no dispositivo, sem enviar dados para a nuvem. Esse cuidado visa proteger a privacidade, evitando que o Google armazene as mensagens em seus servidores.

Ferramenta de tradução do WhatsApp é acessado após segurar uma mensagem (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Para traduzir, basta pressionar uma mensagem por alguns segundos para selecioná-la, tocar nos 3 pontinhos no canto superior direito para abrir o menu de opções e escolher a opção correspondente no menu que aparece. O WABetaInfo descobriu que a ferramenta exigirá pacotes de idiomas específicos. Por exemplo, para traduzir do espanhol, será necessário baixar o pacote dessa língua.

Esse sistema é semelhante ao dos teclados móveis, onde se adicionam apenas os idiomas necessários. Beneficia quem se muda para outro país, precisando apenas do pacote local.

Como o recurso ainda está em desenvolvimento, seu lançamento não é garantido e pode até ser cancelado. Um bom exemplo é que a empresa já desenvolve transcrição de áudios desde o ano passado, mas nada desta funcionalidade chegar nativamente para o mensageiro.

O que você acharia se o WhatsApp pudesse traduzir conversas também?

Fonte: WABetaInfo

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X