Circulam notícias internacionais de que os criadores do The Pirate Bay serão presos na Suécia, revertendo o caso anunciado em fevereiro. Enquanto isso os atuais responsáveis pelo site trabalham em soluções incríveis para mantê-lo no ar a todo custo.
Depois de deixar de hospedar torrents e passar a fornecer apenas links “magnéticos” agora o TPB pretende colocar os servidores “no ar”, literalmente. Os links magnéticos ocupam bem menos espaço e banda dos servidores – inclusive é possível baixar todos os links de torrents do site por meio de um arquivo de cerca de 90 MB (sem as descrições e comentários, que tornariam o arquivo gigantesco). Isso, por si só, já facilitou bastante a permanência e replicação do conteúdo. Mas eles querem mais.
O TPB funciona com servidores “secretos”, tendo a camada visível para a web atuando como um proxy, sem revelar o local exato da fonte dos torrents. Essa camada mais sensível é que é constantemente atacada como sendo “o site The Pirate Bay”. Justamente ela é simples de se manter, mas eles estão pensando em levá-la para o ar, saindo da superfície terrestre.
Não seria tão alto como um satélite ou algo do gênero (coisa de um ou dois km do chão apenas), mas uma iniciativa curiosa, que parece ter um tom sarcástico ao mesmo tempo que real: o site usaria servidores que voam, drones controlados por GPS. Eles estão ficando mais populares e baratos. Juntamente com projetos computacionais como o Raspberry Pi, o sistema final poderia ser utilizado sem grandes sacrifícios.
Como os computadores flutuantes ou voadores ficariam a alguns km do chão, qualquer tentativa de colocar um fim neles envolveria uma batalha física, muito diferente de enviar uma ordem a determinado provedor de hospedagem ou datacenter. Uma batalha no mínimo curiosa, típica de filmes.
De acordo com anúncio no blog oficial do TPB as Low Orbit Server Stations (LOSS) seriam capazes de suportar conexão de 100Mbps por node a até 50km de distância. Nada mal para o que pretendem, já que seriam basicamente microservidores proxy, redirecionando o tráfego do site para os servidores de fato secretos. Vai ser bem divertido assistir a essa batalha. Enquanto isso o site continua no ar como se nada estivesse acontecendo.