Nas eleições de 2018 será possível deixar o tradicional título de eleitor de papel em casa, e partir para uma versão digital. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral), anunciou o e-Titulo, um aplicativo que funciona como uma alternativa mais prática ao documento tradicional, inclusive nessa versão digital será possível ter acesso a um conjunto maior de informações, como dados sobre o cadastramento biométrico e um mapa que exibe o seu local de votação. Por enquanto o aplicativo está disponível apenas para Android, porém nas próximas semanas também estará disponível para iOS.
O funcionamento é bem simples. Após o download, basta preencher com o seu nome completo, data de nascimento, número de inscrição do título de eleitor, e o nome do seu pai e da sua mãe. Ao solicitar a validação todos os dados serão exibidos na tela. Para validar o e-Título nas zonas eleitorais o eleitor terá acesso a um QR Code no app, através de uma opção chamada validação.
O e-título foi desenvolvido integralmente pela Justiça Eleitoral, uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) adotada pelo presidente do TSE, Gilmar Mendes. Vale destacar que o título tradicional, em papel, continuará valendo normalmente.