De acordo com dados recentes revelados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) em relação ao número de reclamações contra as operadoras de telefonia móvel, TV e internet entre janeiro e junho de 2018, a TIM é a líder de reclamações na categoria telefonia móvel.
Dos 701,5 mil registros, 280,1 mil foram contra a Tim. A lista é completada com a Claro (147,7 mil), a Vivo (146,8 mil), a Oi (94,1 mil) e a Nextel (30,5 mil).
Em relação ao ranking de participação de mercado na telefonia móvel, a Vivo segue na liderança, com 32% (75 milhões de clientes), seguido pela Claro (25% – 59 milhões de usuários), Tim (24% – 56 milhões de clientes) e Oi (16% – 38 milhões de clientes).
Ao todo foram registradas 1.493.000 reclamações, que além da telefonia móvel, englobam queixas em telefonia fixa, tv por assinatura e banda larga fixa. Embora o número total seja bem significativo, a Anatel diz que em relação ao mesmo período de 2017 houve uma redução de 15,6%. A categoria que mais recebeu reclamações foi a telefonia móvel (701,5 mil), seguido pela telefonia fixa (340 mil), banda larga (246 mil) e TV por assinatura (195 mil).
“Em seis meses, a TV por assinatura registrou queda de 20,4% nas reclamações em relação ao mesmo período de 2017; a telefonia móvel registrou uma redução de 17,5% nas queixas; a telefonia fixa registrou diminuição de 14,6% nas reclamações e a banda larga fixa registrou decréscimo de 8,7% das queixas.” – comunicado da Anatel
Confira abaixo o ranking das reclamações em cada categoria:
Telefonia móvel / Principal reclamação: cobrança (pós-pago) e crédito (pré-pago)
- Tim: 280.100
- Claro: 147.700
- Vivo: 146.800
- OI: 94.100
- Nextel: 30.500
Telefonia fixa / Principal reclamação: cobrança
- Oi: 171.100
- Vivo: 111.400
- NET: 41.800
TV por assinatura / Principal reclamação: cobrança
- NET: 70.700
- Sky: 70.300
- Vivo: 17.000
- OI: 15.500
- Claro: 20.000
Banda larga fixa / Principal reclamação: qualidade
- Oi: 90.000
- Vivo: 71.500
- NET: 45.000
A Anatel recebe as reclamações pelos seguintes canais de atendimento: pelo telefone 1331, pelo Fale Conosco, pelo app Anatel Consumidor e presencialmente na Sala do Cidadão. As empresas têm o prazo de cinco dias úteis para dar resposta ao consumidor.
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