O TikTok é uma rede social usada principalmente por jovens no mundo todo, e aqui no Brasil não poderia ser diferente. Por isso, o aplicativo acabou de ganhar algumas ferramentas que vão ajudar no controle do bem estar desses adolescentes e também dos seus responsáveis.
Entre elas estão mais opções para controlar o tempo de tela dos jovens, mais ajustes para as contas de pessoas com menos de 18 anos de idade e até mesmo melhorias na função de Sincronização Familiar para garantir um melhor controle.
Leia também:
TikTok é a rede social mais usada por crianças e jovens
União Europeia proíbe uso de TikTok em dispositivos de colaboradores
Plataforma ganha mais opções de controle de uso
De acordo com a empresa, esses recursos chegam com o objetivo de trazer um uso mais seguro da rede social para adolescentes e também para que os pais e responsáveis tenham um controle melhor sobre esse uso. Isso pode ser crucial no combate a práticas como exploração online, bullying, abuso, pedofilia e outros crimes.
Melhorias no tempo de tela
Uma das novidades é a chegada de mais opções de ajuste no tempo máximo que cada usuário pode usar o aplicativo por dia. Esse uso também é conhecido como “Tempo de tela” e ele já vem ajustado automaticamente para 60 minutos por dia nas contas de usuários que têm menos de 18 anos.
Esse número padrão não é aleatório. De acordo com o TikTok, esse foi o tempo indicado em diversas pesquisas acadêmicas sobre o assunto e também opiniões de especialistas do Laboratório Digital Wellness do Hospital Infantil de Boston. O porta-voz da empresa falou um pouco sobre o assunto:
“Não há consenso coletivo sobre quanto tempo de tela é ‘demais’, ou mesmo o impacto do tempo de tela de forma mais ampla. No entanto, o TikTok reconhece que os adolescentes normalmente precisam de apoio extra quando começam a explorar o mundo online de forma independente”
Principalmente por ser uma rede social viciante, esse tempo limite diário pode ser de extrema importância para um uso adequado do aplicativo. Quando o tempo estipulado acaba, o app é travado e só pode ser destravado com uma senha. Nesse caso, apenas os responsáveis terão acesso a essa senha. Quando isso acontece, eles recebem uma notificação em seus próprios aparelhos, permitindo assim que deixe ficar mais um pouco ou não.
Embora seja possível ajustar o tempo limite diário, o TikTok revelou que estudos confirmam que não é saudável que ele passe dos 100 minutos.
Sincronização Familiar ganha novidades
O recurso de Sincronização Familiar permite que os responsáveis possam sincronizar suas contas com as dos menores para garantir um melhor gerenciamento do uso da plataforma, além de poder ainda acompanhar as atividades do jovem no aplicativo.
Dessa vez, ele ganha mais 4 funções que prometem melhorar ainda mais esse gerenciamento e controle.
- Configurar Limite de Tela: Os responsáveis poderão configurar o limite diário de tempo de tela para cada adolescente a partir do seu próprio aparelho. Esses limites podem variar de acordo com cada dia na semana, podendo deixar um pouco a mais nos finais de semana, por exemplo, ou reduzindo durante os dias de aula.
- Mais informações no painel de controle: Agora o painel de controle mostra mais informações, como o tempo de tela de cada adolescente. Assim, os pais e responsáveis poderão saber quantas horas foi usado o aplicativo a cada dia, quantas vezes ele foi aberto e até mesmo o horário que isso aconteceu, assim pode saber se o filho estava usando a plataforma quando deveria estar estudando, por exemplo.
- Opções de silenciar notificações: As notificações têm suas vantagens, como mostrar de forma rápida algo de novo que aconteceu ou alguma mensagem recebida no aparelho, porém também pode acabar se tornando uma distração, principalmente em momentos de concentração como na hora dos estudos ou quando os jovens precisam estar atentos a outras coisas como na hora do jantar. A novidade é que os pais poderão escolher períodos do dia para silenciar as notificações nos aparelhos dos adolescentes. Como padrão, as contas de jovens entre 13 e 15 anos já não recebem mais notificações a partir das 21h, e dos jovens de 16 a 17 anos é a partir das 22h.
- Mais controle do conteúdo: Esse recurso não foi disponibilizado para todos ainda, já que está em fase de testes, mas é possível que isso aconteça em breve. Ele permite que os pais impeçam o aparecimento de conteúdos a partir de palavras-chave ou de hashtags específicas.
Melhorando o sono dos usuários
O uso de smartphone a noite é comprovadamente prejudicial ao sono, já que tem como objetivo justamente deixar o usuário mais ligado e alerta. Por isso, a outra novidade que chega aqui no Brasil é um recurso que lembra o usuário a hora de dormir para que ele possa parar de mexer no aparelho.
Nesse caso cada usuário colocará o horário que vai dormir, ou um pouco antes para se preparar. Esse recurso, assim como os outros, pode ser benéfico para todos, não apenas para os jovens, já que hoje em dia existem muitas pessoas adultas com problemas de insônia e o smartphone pode ser um problema (principalmente com esses aplicativos viciantes).
TikTok quer mostrar que se importa
O TikTok está cada vez mais empenhado em trazer recursos que demonstram a preocupação da plataforma com o bem estar dos seus usuários. Essa atitude parece chegar como uma resposta, já que muitos estavam acusando a rede social chinesa de ser negligente nesse aspecto, principalmente por ter um público tão jovem como chave.
Esse fato, inclusive, já foi até mesmo comprovado por um estudo feito pela empresa Qustodio, que revelou que o TikTok é muito popular entre os jovens, conseguindo ultrapassar até mesmo o Youtube e o Snapchat nesse sentido.
Fonte: TikTok
Deixe seu comentário