Threads registra queda de 70% no engajamento

Threads registra queda de 70% no engajamento

O Threads foi lançado há algumas semanas pela Meta como um concorrente direto para o Twitter, principalmente depois de todas as confusões que vem rolando na rede social do (ex)passarinho azul após a aquisição de Elon Musk.

O aplicativo chegou com sucesso, trazendo milhões de usuários e até mesmo se tornando o aplicativo a conseguir atingir a marca de 150 milhões de downloads mais rápido. Porém, agora que o hype passou, o Threads vê uma queda vertiginosa no número de usuários.

Leia também:

Fogo de palha? Número de usuários ativos no Threads despenca após sucesso inicial
Brasil é o segundo país que mais baixou o Threads no mundo

Número de usuários ativos e engajamento estão em queda

Threads

O Threads foi uma novidade bem hypada, com todos comentando e postando principalmente na primeira semana de lançamento, mas depois de apenas duas semanas esse fôlego todo não se manteve, e o app vem perdendo usuários ativos e número de engajamentos atualmente.

Esses dados fazem parte de uma estimativa feita pela Sensor Tower, uma empresa dedicada a esse tipo de estudo, e que teve os resultados anunciados em uma matéria no The Wall Street Journal.

Eles revelaram que a queda de engajamento no Threads já chegou a 70% em comparação com o dia de maior pico, que foi 7 de julho. Hoje em dia, o microblog da Meta está com uma média de 13 milhões de usuários ativos, sendo que no pico ele contou com cerca de 49 milhões.

Além disso, eles também entenderam que as pessoas estão passando menos tempo na plataforma do que quando ela foi lançada. O tempo médio, que antes era de 19 minutos, agora passou a ser apenas 4 minutos. No dia 5 de julho, dia do lançamento, ele atingiu o seu pico nos Estados Unidos com os smartphones Android, com uma média de 21 minutos.

E como a principal razão do lançamento do aplicativo era de fato rivalizar com o Twitter, pelo visto ele ainda vai precisar de muito mais para isso. A rede social do passarinho azul ainda mantém uma média de 200 milhões de usuários ativos, enquanto o tempo de permanência médio é de 30 minutos por dia.

Ainda assim, o Threads ainda parece ter gás para isso. Com apenas 5 dias de lançamento o aplicativo atingiu a marca de 100 milhões de downloads, e poucos dias depois, 150 milhões, sendo o app que chegou a essa marca de forma mais rápida até o momento.

Meta não está preocupada e promete avanços com o Threads

Threads

Em resposta a esses dados, a empresa de Mark Zuckerberg revelou já esperar por algo nesse sentido, principalmente depois de atingir 100 milhões de usuários inscritos. Ainda de acordo com eles, essa queda não é motivo para preocupação, e prometeu novidades para o aplicativo.

Isso também não é uma surpresa, já que o aplicativo ainda parece incompleto com algumas funções básicas que são vistas no rival ou até mesmo para diferenciá-lo. Assim como o Twitter e outros aplicativos desse segmento, como o Bluesky e o Mastodon, o Threads se compromete a ser uma plataforma para atualizações em tempo real e conversas públicas.

Atualmente já é possível fazer postagens em texto com até 500 caracteres e adicionar links, imagens ou até mesmo vídeos que tenham até 5 minutos de duração. Também já conta com as ações básicas como curtir o comentário de alguém, compartilhar ou até mesmo comentar.

Mas ainda faltam alguns recursos que são sucesso como por exemplo a parte do trending topics, onde o usuário pode ver quais são os assuntos mais comentados em tempo real e até mesmo abrir uma thread só com postagens daquele assunto.

Isso porque ainda não é possível usar hashtag no aplicativo, que é uma forma de identificar esses assuntos mais comentados. A Meta já prometeu que isso chegará em breve com novas atualizações.

Mark Zuckerberg também ainda não abriu espaço para anúncios na plataforma. De acordo com ele, só começará a pensar em monetizar o Threads depois que ela estiver seguindo um caminho certo para atingir a marca de 1 bilhão de usuários.

Mas o certo é que ainda há um caminho longo a se percorrer, principalmente adicionando esses recursos básicos que fazem falta, como por exemplo uma versão web, ou uma opção de feed para mostrar conteúdo de apenas quem o usuário segue.

A verdade é que o Threads foi lançado de uma forma ainda muito primitiva e crua, já que foi feito em apenas 5 meses, então é muito provável que com o tempo ele vai aos poucos ganhando uma identidade maior e trazendo mais opções para os usuários.

Um dos maiores desafios do Threads, entretanto, será o de se diferenciar de alguma forma do Instagram a ponto dos usuários se interessarem em ver conteúdos postados pelas mesmas pessoas e páginas em duas redes sociais diferentes.

Fonte: the wall street journal

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X