No ano passado a Samsung usou a CES 2018 para demonstrar do que a sua tecnologia MicroLED, concorrente ao OLED, é capaz. Foi apresentada uma TV intitulada The Wall. Esse nome sugestivo, que traduzido significa “A parede” condiz com o seu tamanho avantajado: 146 polegadas. Este ano, na CES 2019, a sul-coreana foi além. Foi apresentada uma nova versão da The Wall com impressionantes 219 polegadas.
Essa capacidade de entregar painéis cada vez maiores tem relação direta com o uso da tecnologia MicroLED, que aposta na modularidade. A Samsung se mantém numa posição contrária ao OLED, tão aclamado nos modelos da LG, por exemplo. A gigante responsável pelos smartphones Galaxy abraçou de vez o MicroLED, uma tecnologia que une conceitos tanto dos painéis LEDs tradicionais quanto dos OLEDs.
As telas MicroLED são formadas por um conjunto de diodos LED semelhantes aos utilizados nas TVs LEDs convencionais, porém com um tamanho bem reduzido e que podem ser iluminados individualmente, o que garante o contraste puro, assim como nas OLEDs, já que o preto é gerado com o “apagão” de um desses diodos. Diferentemente do OLED, o MicroLED não é baseado em elementos orgânicos, o que, de acordo com a Samsung, garante uma vida útil bem superior e estável, sem perda do brilho ao longo do tempo, por exemplo. A companhia também destaca que o uso do MicroLED garante que o televisor entregue um alto nível de brilho e de gama de cores. A The Wall alcança um brilho máximo de 2000 nits.
Além de toda essa questão mais técnica e purista em torno da qualidade de imagem que pode ser entregue as MicroLEDs trazem um conceito “LEGO”, as TVs podem ser rearranjadas através de módulos o que garante soluções completamente insanas como a The Wall de 219 polegadas. Com esses módulos que podem ser montados a Samsung diz que é possível adotar formatos comuns como 16:9 e 18:9 e até outros menos usuais como 1:1 e 1:7. Independente da escolha o conteúdo é ajustado.
![The Wall, Samsung mostra na CES TV de 219 polegadas 2](https://www.hardware.com.br/filters:format:(jpeg)/@/static/wp/2019/01/08/765x431.jpg)
A equipe da Samsung vem projetando TVs que mesmo desligadas sejam parte integrante do ambiente. Assim como em outros modelos da companhia as TVs MicroLED contam o “Modo Ambiente”, em que um plano de fundo, condizente com a decoração do ambiente, é adotado.
Além do 4K, também é possível entregar módulos com resolução 8K, 10K e superiores! Infelizmente ainda não há previsão de lançamento para essas TVs, mas avanços, em termos comerciais, já estão sendo notados. Além do modelo de 219 polegadas a Samsung apresentou na CES 2019 uma MicroLED de 75 polegadas.
Vamos aguardar. Ainda veremos falar muito sobre as TVs MicroLED.