Na última sexta-feira (2), a placa de vídeo GeForce RTX 3050 de 6 GB foi lançada no mercado global, embora a NVIDIA não tenha feito muito alarde sobre esse lançamento. Talvez já sabendo que o desempenho desta versão é consideravelmente inferior a mesma GPU mas com 8 GB de VRAM.
Antes de sua chegada, porém, o site alemão ComputerBase já tinha em mãos uma unidade da nova versão da GPU e promoveu uma série de testes com o objetivo de comparar com a versão com mais memória. O teste acabou revelando que a versão com menos VRAM e um downgrade em uma série de especificações apresentou um desempenho aproximadamente 30% inferior em avaliações sintéticas.
Leia também
Vale a pena? RTX 4080 SUPER só é 3% melhor que a RTX 4080, revelam testes
Rumor: Lançar uma RTX 4090 Ti/SUPER e uma RTX Titan estão nos planos da NVIDIA
No conjunto de testes do 3DMark, especificamente no TimeSpy e no Speed Way, a versão de 6 GB mostrou-se cerca de 30% menos potente que a versão de 8 GB, com o desempenho mais próximo sendo notado no Port Royal, onde a diferença caiu para 26%.
Quando submetida a testes em jogos reais, a diferença de desempenho entre as duas versões da RTX 3050 foi de cerca de 25%, sendo o modelo de 8 GB superior, conforme evidenciado pelo uso do jogo Cyberpunk 2077: Phantom Liberty. A realização de testes em outros títulos poderia fornecer uma comparação mais equilibrada das capacidades de desempenho das duas GPUs.
A versão com 6 GB era antecipadamente vista como inferior à de 8 GB, não apenas pela redução na quantidade de VRAM, mas também pela diminuição do barramento de 128-bit para 96-bit, o que levou a uma redução da largura de banda de 224 GB/s para 168 GB/s.
Além disso, a nova GPU viu uma diminuição no número de núcleos CUDA para 2048, bem como uma redução nos Tensor e RT Cores para 64 e 16, respectivamente, e uma frequência reduzida para 1470 Mhz. Estas mudanças significam que, em teoria, a GPU é cerca de 46% menos capaz em termos de especificações. Na prática, a diferença de desempenho é entre 25% e 30%.
Contudo, é importante ressaltar que a nova placa de vídeo tem um TDP de apenas 70W, o que elimina a necessidade de conectores de energia externos, já que pode ser alimentada diretamente pela fonte de alimentação. A GeForce RTX 3050 6 GB já se encontra à venda internacionalmente por um preço sugerido de US$ 169, o que equivale a aproximadamente R$ 800 em conversão direta. E aí, você acha que vale a pena adquirir uma?
Fonte: ComputerBase
Deixe seu comentário