De acordo com os requisitos de hardware fornecidos pela Microsoft, o Windows 10 requer 1 GB de RAM para a versão de 32 bits ou 2 GB para 64 bits. No entanto, o usuário do Twitter @ 0xN0ri resolveu testar o quão abaixo dos requisitos o sistema e capaz de rodar. Sua deescoberta foi que o sistema conseguiu rodar com 129 MB de memória RAM.
Nori conduziu um experimento usando o VirtualBox, software para a criação de máquinas virtuais, no Arch Linux instalado em um notebook Dell Inspiron 3670. De acordo com o Tom’s Hardware, site que entrou em contato com o usuário que fez o teste, ele dedicou um núcleo do processador Intel Core i5-8400, e a versão do Windows 10 era Pro x86. Ele não fez nenhuma alteração nem bloqueou nenhum serviço do sistema.
Decided to go even lower pic.twitter.com/vORqmpqXzZ
— Sakura NØri 🌸 (@0xN0ri) April 2, 2020
0xN0ri começou dando ao aplicativo metade da RAM necessária para executar o Windows 10, isto é, 512 MB. Nesse nível, o sistema operacional estava indo muito bem, então Nori decidiu diminuir ainda mais a quantidade de RAM disponível, passando para 256 MB de RAM, a inicialização continou normalmente. Em seguida, o experimento foi realizado respectivamente em 192 MB e 128 MB. A última tentativa foi um fracasso – a tela azul da morte apareceu. 140 MB é o nível mais baixo no qual o sistema respondeu. O Windows 10 foi inicializado, mas a interface do usuário não pôde ser iniciada. Em termos de Build, o teste foi conduzido com o Windows 10 versão 1909, update lançado pela Microsoft em novembro do ano passado.
A experiência de Nori provou que executaremos o Windows 10 usando menos de 1/5 da RAM necessária. No entanto, isso não significava que poderíamos falar sobre operação normal com essa reserva. O sistema inicializou por alguns minutos e executou comandos muito lentamente. Somente o gerenciador de tarefas, a linha de comando e o explorador de arquivos foram iniciados com sucesso. A última vez que o sistema operacional da Microsoft exigiu uma quantidade semelhante de memória foi o Windows XP. O mínimo era 64 MB e o recomendado era 128 MB de RAM.