No início de fevereiro noticiamos que a NVIDIA estava preparando a nova versão do tablet Shield, e que ele seria equipado com o processador Tegra X1, aposta da empresa para o alto processamento mobile, prometendo trazer o dobro de desempenho em relação ao chip anterior o Tegra K1.
E agora podemos afirmar que o Tegra X1 é o SoC móvel a ser batido pelos seus concorrentes, de acodo com alguns benchmarks a superioridade do X1 em relação ao Snpapdragon e Eynos é fantástica.
O Tegra X1 é um SoC fabricado com tecnologia de 20 nm, e inclui un processador octa-core com arquitetura 64 bits, desses oito núcleos, quatro deles é o ARM Cortex A57 para tarefas pesadas ( 2 MIB de ache L2) e quatro núcleos Cortex-A53 para tarefas mais leves (512 KiB de ache L2). Seu grande atrativo fica por conta da sua GPU baseada na arquitetura Maxwell com 256 núcleos CUDA integrados. Suporte a vídeo 4K a 60 fps (H.264, H.265 e VP9) e câmeras fixas com sensores de até 1,3 gigapixel. O chip também inclui as tecnologias mais avançadas do mercado gráico suportando APIs e bibliotecas Multi-Frame Anti-Aliasing, Unreal Engine 4, DirectX 12, OpenGL 4.5, CUDA, OpenGL ES 3.1 e Android Extension Pack.
Mas sem mais delongas vamos aos resultados de benchmarks divulgados pelo AnTuTu, com uma larga vantagem de desempenho perante ao Snapdragon 810 e Samsung Exynos 7410, confira abaixo.
Infelizmente não sabemos se algum outro fabricante irá utilizar o novo chip da NVIDIA, além da própria NVIDIA, provavelmente todo esse desempenho irá ficar restrito a produtos da companhia, vamos torcer para que outros fabricantes possam utilizar.
Fonte(s): News Ms Drive