Técnico relata caso de reparo em RTX 4090 que tinha um inseto sob a GPU

Técnico relata caso de reparo em RTX 4090 que tinha um inseto sob a GPU

Ao abordar falhas em componentes de computador, há uma vasta gama de fatores que podem torná-los obsoletos. Contudo, ninguém imaginaria que um pequeno inseto transformaria a robusta NVIDIA GeForce RTX 4090 em um mero enfeite de mesa, conforme relatado pelo canal no YouTube “northwest” durante o processo de conserto da unidade gráfica.

O canal recebeu a versão Founders Edition do dispositivo de um consumidor que adquiriu a placa gráfica de um revendedor de itens usados e sem garantia. Nesse contexto, a RTX 4090 estava inoperante e, portanto, foi encaminhada para manutenção.

Leia também
Esta RTX 4090 tem 5 ventoinhas, LED destacável e ocupa 3 slots
Steam revela que a Geforce RTX 4090 é 4 vezes mais popular que a Radeon RX 7900 XTX

Inseto escondido sob a GPU

Nvidia RTX 4090 review | PC Gamer

Após desmontar a unidade gráfica, inspecionar por curtos-circuitos em diversas áreas da placa de circuito impresso (PCB), avaliar as tensões em vários componentes, analisar sinais em cada estágio, examinar o PCB sob um microscópio em busca de fissuras e realizar outros testes meticulosos, nada de anormal foi detectado. Foi então que o técnico decidiu remover o chip gráfico.

Ao desencapsular a GPU e inspecionar suas conexões (pequenas esferas), descobriu-se um inseto ocupando o espaço de pelo menos três contatos elétricos, o que impedia o funcionamento da placa. A espécie do inseto não foi determinada pelo técnico. A substituição de um componente secundário também se fez necessária.

Com tudo devidamente “reassemblado”, a GeForce RTX 4090, agora livre do “intruso”, operava normalmente em um teste de desempenho, registrando temperaturas excepcionalmente baixas (inferiores a 40 graus), algo notável para uma RTX 4090, que desde o seu lançamento protagonizou inúmeras polêmicas envolvendo superaquecimento e até mesmo derretimento do conector.

Literalmente um “bug”

RTX 4090 bug

A expressão “bug” para designar problemas em dispositivos eletrônicos remonta ao final do século XIX, mas ganhou notoriedade na década de 1940 com Grace Hopper (cujo nome é atualmente usado como codinome para os superchips da NVIDIA), uma renomada cientista da computação, quando ela descobriu uma mariposa dentro de um computador da época, causando uma falha no sistema.

Neste episódio peculiar, um “bug” literal comprometeu uma GeForce RTX 4090, surpreendendo qualquer pessoa que assista ao vídeo abaixo. Vale lembrar que a fabricação desses componentes é automatizada, tornando compreensível que o inseto tenha passado despercebido e, assim, entrado para a história.

Sobre o Autor

Avatar de Felipe Alencar
Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X