Profissionais de TI e curiosos em geral podiam obter licenças perpétuas para sistemas operacionais da Microsoft com um valor reduzido, por meio de uma assinatura da TechNet.
O projeto foi iniciado em 1998, garantindo o direito de uso e o acesso a várias versões dos softwares da empresa para o público interessado, não apenas desenvolvedores (que normalmente usam uma assinatura da MSDN). Ainda que a proposta era oferecer os sistemas para testes, muitos entusiastas utilizavam os mesmos em seus próprios PCs e alguns até mesmo em empresas.
Por muito tempo as imagens oficiais eram “vazadas”, algumas vezes com dados de ativação, mas aparentemente nada tão alarmante para a Microsoft.
Agora a empresa anunciou o fim das assinaturas da TechNet. O motivo não é a pirataria nem o uso não autorizado (afinal isso pode ser obtido facilmente com as versões de varejo também, algo aparentemente inevitável com o modelo de validação atual), mas a mudança de estratégia para um modelo de distribuição de versões de testes gratuitas.
Há várias imagens de sistemas de testes para download na TechNet Evaluation Center, que normalmente funcionam por um período de tempo limitado (como 90 dias). Destacam-se as versões atuais do Windows, tanto cliente como servidor. Como o principal objetivo da TechNet era possibilitar testes dos sistemas, o download gratuito acaba suprindo esse lado. Só fica ruim para quem dependia das versões completas se aproveitando da assinatura do serviço.
Novas assinaturas poderão ser feitas até 31 de agosto de 2013, e os usuários que já pagaram poderão ativar a conta até 30 de setembro. Os assinantes com contas ativas continuarão com os benefícios até o prazo normal do término da assinatura contratada.
As assinaturas da MSDN continuarão sendo disponibilizadas. Elas são úteis para desenvolvedores, que precisam de acesso antecipado aos recursos, além de vários sistemas para testar suas aplicações.
Confira o anúncio do cancelamento das assinaturas da TechNet.