Pesquisas recentes realizadas pelas empresas Omdia e IDC mostram uma mudança no mercado global de Smart TVs. A marca chinesa TCL alcançou um feito impressionante: se tornou a segunda maior vendedora de televisores do mundo, desbancando a LG e deixando-a em terceiro lugar.
Leia também
O que é TFT, tecnologia usada nas telas LCD de celulares, monitores e Smart TVs?
Quais são as diferenças entre OLED e QLED?
LG perde segundo lugar para a TCL
De acordo com a Omdia, a Samsung ainda lidera o mercado de smart TVs, com 19,6% de participação. Mas a TCL agora ocupa a segunda posição, com 11,7% de participação de mercado. Assim, a marca chinesa ultrapassou a LG, que ficou com 11,69% de participação. A HiSense e a Xiaomi também figuram no top 5, com 10,5% e 6,2% de participação, respectivamente. Abaixo você confere o ranking detalhado:
- Samsung – 19,6%
- TCL – 11,7%
- LG – 11,69%
- HiSense – 10,5%
- Xiaomi – 6,2%
É importante destacar que a diferença entre o segundo e o terceiro lugar é bem pequena, cerca de 30 mil unidades de Smart TVs vendidas a mais pela TCL.
Xiaomi é líder absoluta na Índia
O mercado de Smart TVs tem sido alvo de intensa competição entre empresas da China e da Coreia do Sul. As empresas chinesas têm crescido bastante e agora ocupam 3 dos 5 lugares do Top 5. E a tendência é de que essa disputa pela atenção do consumidor se intensifique ainda mais nos próximos anos.
A IDC, por sua vez, divulgou que a Xiaomi é a marca líder de Smart TVs na Índia. A marca chinesa já vendeu 8 milhões de aparelhos nos últimos quatro anos. A empresa chinesa lançou sua primeira Smart TV na Índia em fevereiro de 2018.
Os aparelhos são vendidos em diferentes faixas de preços, incluindo modelos de baixo custo, intermediários e premium. O PatchWall UI, sistema operacional dos televisores, é especialmente projetado para o público indiano e oferece conteúdo de mais de 30 parceiros nacionais e internacionais em 15 idiomas diferentes.
O sucesso da Xiaomi na Índia e o crescimento das empresas chinesas no mercado global de televisores podem estar ligados à queda da demanda global por televisores. O mercado de televisores encolheu 13,2% em relação ao ano anterior. Mas as empresas chinesas têm ganhado terreno em mercados emergentes como China, América do Sul e África, onde os televisores de baixo e médio custo têm tido maior sucesso.
Samsung e LG ainda faturam mais que marcas chinesas
Apesar do avanço das empresas chinesas no quesito vendas, a receita global ainda é liderada pelas empresas sul-coreanas Samsung e LG. Elas são as principais fornecedoras de Smart TVs Premium, que costumam ter preços mais altos para o consumidor final. As empresas chinesas como TCL, HiSense e Xiaomi tendem a focar mais em modelos de televisores de entrada ou intermediário.
Com respeito ao faturamento total na venda de Smart TVs, a Samsung ainda tem a liderança, com um percentual de 29,7%. A LG aparece em segundo lugar, com um percentual de 16,7% e a TCL está em terceiro, com um percentual de 9,4%.
Isso mostra que, apesar de ter vendido mais televisores, a margem de lucro e o público alvo da TCL não permitem que a companhia alcance faturamentos maiores. Enquanto isso, a LG continua investindo em televisores de alta tecnologia, como essa TV OLED de 97 polegadas apresentada na CES 2023.
Fontes: Gizmochina e Business Korea