Na última segunda-feira (25), a Sony anunciou que 15 jogos do PS5 serão compatíveis com o recurso de Taxa de Atualização Variável, ou VRR (Variable Refresh Rate).
Embora a taxa de atualização variável seja algo familiar para os gamers do PC e do Xbox, a implementação do recurso no PS5 é muito importante para quem valoriza os gráficos dos games.
A taxa de atualização variável, conforme explica a Sony, sincroniza a taxa de atualização da tela com a saída gráfica do PS5. Desse modo, ainda de acordo com a Sony, os visuais dos jogos de PS5 são aprimorados, minimizando ou eliminando problemas visuais, como o screen tearing.
A taxa de atualização variável nos games de PS5 é bastante importante para quem prioriza a fidelidade visual dos jogos, pois a sincronia da taxa de atualização entre o console e a tela evita a queda de qualidade e os lags.
Embora seja da NVIDIA, o vídeo abaixo demonstra as características da taxa de atualização variável e como isso pode resultar em uma melhoria nos gráficos dos games.
Vale ressaltar que a taxa de atualização variável é parte de uma atualização maior que chegará ao PlayStation 5 no final desta semana, mas funcionará apenas em TVs e monitores HDMI 2.1 compatíveis com o recurso.
Além disso, os jogos receberão patches individuais para obter a taxa de atualização variável, algo que fica a cargo dos estúdios e distribuidoras.
Confira abaixo os jogos de do PlayStation 5 que terão taxa de atualização variável:
- Astro’s Playroom
- Call of Duty: Vanguard
- Call of Duty: Black Ops Cold War
- Deathloop
- Destiny 2
- Devil May Cry 5 Special Edition
- DIRT 5
- Godfall
- Marvel’s Spider-Man Remastered
- Marvel’s Spider-Man: Miles Morales
- Ratchet & Clank: Rift Apart
- Resident Evil Village
- Tiny Tina’s Wonderlands
- Tom Clancy’s Rainbow Six Siege
- Tribes of Midgard
Por fim, a Sony afirmou que também será possível ativar a taxa de atualização variável em jogos do PS5 sem o suporte ao novo recurso. No entanto, a empresa alerta que os resultados podem ser diferentes dependendo da TV ou monitor utilizado, bem como do jogo e do modo visual selecionado.