A nova “taxa das blusinhas” do governo brasileiro sobre produtos importados começará a ser cobrada a partir de 1º de agosto. Na última sexta-feira (19), o AliExpress mostrou uma simulação de como os preços serão afetados pela tributação. Com o novo Imposto de Importação, compras internacionais de até US$ 50 (aproximadamente R$ 280) ficarão mais caras.
O AliExpress usou um exemplo de uma compra de R$ 100, incluindo o produto e o frete. O valor final será de R$ 120,48, com ICMS incluso até 27 de julho. Depois dessa data, o total subirá para R$ 144,58, significando que o cliente pagará mais de 44% em taxas: 20% de Imposto de Importação e 17% de ICMS.
Por que 44% e não 37% de imposto?
Embora a soma do ICMS (17%) e do Imposto de Importação (20%) seja 37%, a cobrança é feita em uma ordem que eleva o valor final. Primeiro se aplica a “taxa das blusinhas” ao preço do produto com frete. Então, o ICMS é calculado sobre o total (preço do produto + frete + Imposto de Importação). Ou seja, estamos falando aqui de uma tributação sobre tributação. Assim, o cálculo dos impostos deve seguir esta ordem:
- Converta o valor do produto para reais;
- Adicione o custo do frete;
- Calcule 20% do total e some ao montante;
- Aplique 17% sobre o novo valor e some novamente.
A “taxa das blusinhas” incide apenas sobre produtos de baixo custo. Para compras de alto valor no exterior — até US$ 3 mil (R$ 16.785) — já existe um Imposto de Importação de 60%. Com as novas regras, essa taxa permanece, mas agora com uma dedução fixa de US$ 20 do Imposto de Importação antes de aplicar o ICMS.
O AliExpress também exemplificou o cálculo com uma simulação:
E a parceria entre AliExpress e Magalu?
A partir de 31 de julho, o AliExpress começará a vender produtos da linha Choice no site e app do Magalu. Essa parceria faz parte do projeto “Muralha”, incluindo a participação do Magalu como vendedor na plataforma chinesa.
Especialistas veem a parceria como benéfica para ambas as empresas, destacando:
- Redução de custos de logística;
- Maior capacidade de distribuição de produtos no Brasil;
- Ampliação da oferta nos catálogos;
- Uso de novas tecnologias e estratégias de marketing.
Além disso, o e-commerce chinês pretende diminuir preços e prazos de entrega. É a primeira vez que o AliExpress atua em uma plataforma terceira e que o Magalu atua como seller em outro marketplace.
No entanto, apesar dessas vantagens, a parceria entre as duas gigantes do varejo em nada afeta os novos impostos que encarecerão as compras dos brasileiros.
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