A Take-Two Interactive Software (TTWO.O), editora por trás da icônica franquia “Grand Theft Auto”, além de outros títulos de sucesso como Bioshock e NBA 2K, anunciou na última terça-feira que estará reduzindo sua força de trabalho em aproximadamente 5%.
Essa redução implica na demissão de aproximadamente 579 dos 11.580 funcionários atuais da empresa. A decisão surge em meio a um contexto em que a indústria de videogames continua a enfrentar cortes de empregos que já se estendem por mais de dois anos.
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Take-Two deverá ter economia anual de mais de US$ 165 milhões
A notícia foi revelada em um arquivamento junto à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), publicado na última terça-feira. Segundo a empresa, tais medidas visam simplificar sua estrutura organizacional, eliminando postos de trabalho e reduzindo as necessidades futuras de contratação.
Além das demissões, a empresa também revelou que irá abandonar diversos projetos em desenvolvimento como parte de um plano de redução de custos. Estas medidas são esperadas para resultar em encargos totais que podem chegar a até US$ 200 milhões.
A Take-Two optou por não divulgar quais projetos específicos foram cancelados, mas é esperado que o novo GTA 6, título altamente aguardado e previsto para lançamento no próximo ano, não será afetado por estas medidas.
Segundo declarações da própria Take-Two, a expectativa é que essas mudanças proporcionem uma economia anual de custos superior a US$ 165 milhões. Após o anúncio, as ações da empresa registraram um aumento de 1% durante o comércio estendido, embora ao longo do ano já tenham sofrido uma queda de quase 10%.
Essa medida da Take-Two Interactive não chega como surpresa, uma vez que atualmente existe uma tendência observada em outras grandes empresas do setor de jogos, como a Riot Games, pertencente à Tencent, a Electronic Arts e a Sony Corp do Japão, que também já vinham fazendo cortes em suas forças de trabalho este ano. Esses cortes são justificados pela incerteza em relação aos gastos dos consumidores após o boom da era da pandemia.
Isso porque de acordo com previsões da firma de pesquisa Newzoo, o crescimento da receita de jogos para PC e consoles deverá permanecer abaixo dos níveis pré-pandêmicos até o ano de 2026, uma vez que os jogadores estão registrando cada vez menos tempo de jogo.
Total de demissões chega a quase 600 pessoas
Desse valor total dos encargos, o que se estima é que os projetos cancelados representem até US$ 140 milhões, enquanto os custos relacionados a rescisões e despesas com funcionários possam atingir até US$ 35 milhões. Como parte dessas mudanças, a Take-Two também planeja reduzir parte de seu espaço de escritório.
A empresa, que contava com 11.580 funcionários em tempo integral até março de 2023, recentemente concordou em adquirir a desenvolvedora de “Borderlands”, Gearbox, por US$ 460 milhões.
Enquanto a Take-Two continua focada no desenvolvimento do próximo capítulo da renomada franquia “Grand Theft Auto”, alguns relatórios sugerem que o lançamento do título pode ser adiado de 2025 para 2026. Este adiamento pode refletir os desafios e ajustes necessários no panorama atual da indústria de jogos, porém vale ressaltar que ele ainda é apenas uma especulação e por enquanto a empresa oficialmente mantém a data de 2025 para o lançamento do GTA 6.
Fonte: reuters
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