Lenovo, Apple e HP estão entre as companhias que lideraram a venda de PCs e tablets no último bimestre. Dell e Samsung aparecem em seguida, fechando o top 5.
O mercado de PCs registrou um forte crescimento nesse último bimestre, com o envio de 124,5 milhões de unidades, aumentando em 23% o faturamento anual.
O relatório publicado pela Canalys, empresa que analisa o mercado de tecnologia, observa os resultados obtidos pelas maiores empresas do setor.
Os tablets também estão incluídos nessa ascenção e a Lenovo lidera o mercado global com 23,5 milhões de tablets, notebooks e desktops vendidos.
Em seguida, aparece a Apple, com um número bem próximo, 22,1 milhões de unidades de Macs e iPads.
O Chromebook foi o campeão entre os computadores do tipo cliente, com 9,4 milhões de unidades vendidas.
Aparelhos portáteis, como tablets e notebooks, obtiveram um crescimento de 88% e obtiveram o segundo melhor desempenho na categoria de computação pessoal.
Os desktops, por outro lado, registram uma queda de 32% nas vendas, embora a categoria all-in-one tenha registrado um crescimento de 7%.
Esse crescimento é diretamente ligado ao coronavírus. Devido à pandemia, os PCs, tablets e notebooks se tornaram ferramentas fundamentais, pois as pessoas passaram a trabalhar e estudar em suas casas.
Tablets e notebooks
A demanda por portáteis foi tão alta que os vendedores mudaram de estratégia e focaram na distribuição de tablets e Chromebooks. Além disso, segundo o relatório da Canalys, essa demanda irá continuar alta em curto prazo.
Vitória Li, analista da Canalys, afirmou que os tablets “voltaram do mundo dos mortos”. Segundo ela, isso aconteceu porque os tablets são capazes de “entregar o equilíbrio perfeito entre mobilidade e poder computacional em várias faixas de preço durante um momento tão crucial para a economia.”
Com isso, as 5 maiores fabricantes desses produtos obtiveram crescimentos anuais e bimestrais impressionantes na venda de tablets, superando, inclusive, o segundo bimestre, que foi bem positivo.
Como era de se esperar, a Apple manteve a liderança nesse segmento, com 15,2 milhões de unidades vendidas, exibindo um crescimento de 47%.
Em seguida, aparece a Samsung. A coreana apresentou o incrível crescimento de 80%, ultrapassando mais de 9 milhões de unidades vendidas, algo que não acontecia desde o quarto bimestre de 2015.
A Huawei vem em terceiro lugar, devido a sua posição consolidada na China e na Europa, crescendo 38%, com 5,1 milhões de unidades vendidas.
Por fim, Amazon e Lenovo ocupam o quarto e quinto lugar, crescendo 8% e 59%, respectivamente.