O mercado de consoles portáteis vem crescendo de forma notável e está conquistando cada vez mais espaço. Dispositivos inovadores como o Steam Deck da Valve e o ASUS Rog Ally, que oferecem alta performance e portabilidade, realmente têm conseguido chamar a atenção e cativar os consumidores ao redor do mundo.
Eles não apenas caíram nas graças do público gamer, mas também têm registrado impressionantes índices de vendas, demonstrando que há um interesse crescente e uma demanda robusta nesse segmento de mercado.
Leia também
Você sabe quais são os jogos mais populares no Steam Deck?
Valve lança recurso nativo para gravação de jogos e ele também funciona no Steam Deck
Devido a isso novos dispositivos são lançados por várias empresas, que também tentam surfar nessa onda. No entanto, geralmente as demais empresas escolhem Windows ou Android como sistemas operacionais de seus consoles portáteis. Embora esses sistemas funcionem, eles não são tão eficientes em termos de energia.
Para melhorar isso, a Valve pode em breve permitir que outros consoles portáteis usem o SteamOS, o sistema operacional do Steam Deck, conhecido por oferecer um desempenho de bateria superior.
Segundo informações recentes da última atualização do SteamOS da Valve, a empresa parece interessada em levar seu sistema para mais consoles. No beta do SteamOS 3.6.9, há uma menção a suporte para teclas extras do ROG Ally, sugerindo que futuros modelos podem vir com o novo sistema integrado. No entanto, o desenvolvimento de novos modelos do Steam Deck pode ter atrasado esses planos.
Por enquanto, a única maneira de outros consoles portáteis oferecerem uma experiência similar ao Steam Deck é através do Bazzite, um sistema operacional baseado em Linux que imita a estética e funcionalidades do SteamOS com maior fidelidade.
Vale ressaltar que muitos usuários instalam o Windows em seus consoles portáteis para usá-los como computadores pessoais, jogando diversos jogos e realizando outras atividades ou pesquisas na web.
Fonte: Gizchina
Deixe seu comentário