A NVIDIA, líder do mercado de placas de vídeo, continua a dominar o cenário de hardware de jogos, mesmo nos mais variados recortes. O padrão se repete quando analisamos as GPUs mais potentes de cada fabricante, no caso, NVIDIA e AMD.
Segundo dados recentes divulgados pela plataforma de jogos Steam, a RTX 4090 é quatro vezes mais popular que a Radeon RX 7900 XTX, a placa de vídeo mais potente da AMD. Nos próximos parágrafos dou mais detalhes sobre esses dados.
Leia também
Recorde: RTX 4090 alcança 3.93 GHz em overclock
Por que a AMD não criou uma placa de vídeo rival para a NVIDIA GeForce RTX 4090?
Visão geral sobre as GPUs mais usadas na Steam
O levantamento da Steam mostrou que a GeForce RTX 4090 está presente em 0,64% dos PCs dos usuários da plataforma. Já a Radeon RX 7900 XTX, por sua vez, está em apenas 0,17%. Isso destaca a preferência dos jogadores pela oferta da NVIDIA, apesar da forte concorrência da AMD no mercado.
Ampliando um pouco mais o escopo e olhando para toda a nova geração de GPUs, a GeForce RTX 4060 Mobile, voltada para notebooks, é o modelo mais popular da NVIDIA, seguida de perto pela GeForce RTX 4070 Ti.
No entanto, embora as placas de vídeo intermediárias da NVIDIA ofereçam um excelente custo-benefício, a AMD registrou um crescimento de 0,9 pontos percentuais, alcançando uma participação de mercado de 15,93% entre os usuários da Steam.
De qualquer forma, a AMD não tem um bom desempenho comercial com a sua nova geração de placas de vídeo. Curiosamente, a Radeon RX 7900 XTX é a única placa de vídeo de última geração da AMD que figura entre os componentes mais populares da Steam. Em uma visão mais ampla, a placa mais usada da AMD é a Radeon RX 580, lançada em 2017, seguida pela Radeon RX 570.
A GeForce GTX 1650 mantém sua posição como a placa de vídeo mais popular na Steam. Ela frequentemente disputa o topo do ranking com a GeForce RTX 3060, que é conhecida por seu excelente custo-benefício, especialmente nas versões com 12 GB de VRAM GDDR6.
Outros dados interessantes
Além das tendências em placas de vídeo, a Steam também fornece insights sobre sistemas operacionais. Neste mesmo relatório foi observado que, pela primeira vez, o Linux ultrapassou o macOS em número de usuários jogando na Steam. Mas nada que ameace o soberano Windows, que ainda domina com mais de 96% de market share.
Outra observação interessante é a ligeira queda na participação de mercado da Intel, o que favoreceu um crescimento da AMD. Mesmo com a Intel liderando o segmento, a AMD tem chamado a atenção com seus novos processadores equipados com a tecnologia 3D V-Cache. Isso resultou em um aumento de 1,3 pontos percentuais em sua participação na Steam.
Fonte: Steam
Deixe seu comentário