A Steam é a principal plataforma de jogos para computadores atualmente, e por isso muitos jogos acabam encontrando sua maior base de jogadores por lá. Mas algumas políticas da plataforma estavam trazendo alguns prejuízos para esses desenvolvedores, e por isso foram atualizadas, principalmente no que se refere ao reembolso.
Acontece que a Valve, empresa por trás da plataforma, anunciou recentemente mudanças significativas em sua política de reembolso. Essas alterações têm como objetivo justamente fechar essas brechas que permitiam aos jogadores contornar as regras, ao mesmo tempo em que buscam equilibrar os interesses dos consumidores e dos desenvolvedores.
Leia também:
Usuário cria Steam Deck caseiro usando um Ryzen 5 5600G
Baldur’s Gate 3, Cyberpunk 2077 e The Witcher 3 estão entre os 100 games mais jogados no Steam Deck
Guia completo: Como pedir reembolso na Steam
Jogos de acesso antecipado só poderão ser jogados por até 2 horas para pedir reembolso
Uma das principais mudanças diz respeito ao acesso antecipado e ao acesso avançado de jogos. Muitos títulos são lançados em acesso antecipado antes de estarem totalmente completos, e isso é bem útil para os desenvolvedores porque eles podem receber mais feedbacks dos jogadores para melhorar o que é preciso antes do lançamento, e até mesmo aumentar o hype em relação ao título, principalmente se ele for bem recebido mesmo nessa versão incompleta.
Temos grandes exemplos de jogos que passaram por essa “fase”, como por exemplo Hades, da Supergiant. Tanto que eles estão considerando repetir essa estratégia para a sequência. Outros títulos podem permanecer em acesso antecipado por anos, como acontece como muitos, e ir recebendo atualizações com o passar desse tempo até serem lançados oficialmente. Um exemplo disso foi o Raft.
Já o Acesso Avançado geralmente é concedido para jogadores que compram uma versão Deluxe ou mais cara do jogo, e por isso podem ter acesso a ele algumas horas ou até dias antes do lançamento oficial.
Acontece que anteriormente os jogadores podiam solicitar reembolso desses jogos em desenvolvimento mesmo depois de investirem horas consideráveis neles, já que não entravam na regra de limite de reembolso de 2 horas. Era possível até mesmo finalizar um jogo completo nesse esquema quando estava em Acesso Avançado, e depois receber o dinheiro de volta.
Com a nova política, esse limite de 2 horas de jogo para reembolso agora se aplica a essas situações, impedindo que os usuários explorem o jogo indefinidamente antes de tomar uma decisão de compra.
Evitando prejuízo para desenvolvedores na Steam
Essa medida não apenas protege os interesses financeiros dos desenvolvedores, mas também promove uma relação mais equilibrada entre criadores e consumidores. Isso porque a possibilidade de reembolso irrestrito incentivava alguns jogadores a abusarem do sistema, prejudicando os esforços dos desenvolvedores e comprometendo sua viabilidade financeira.
A Valve esclareceu a situação com um comunicado que diz:
“Ao comprar um título no Steam antes da data de lançamento, o limite de duas horas de tempo de jogo para reembolsos se aplicará (exceto para testes beta), mas o período de 14 dias para reembolsos não começará até a data de lançamento. Por exemplo, se você comprar um jogo que está em Acesso Antecipado ou Acesso Avançado, qualquer tempo de jogo contará para o limite de reembolso de duas horas. Se você pré-comprar um título que não está jogável antes da data de lançamento, você pode solicitar um reembolso a qualquer momento antes do lançamento desse título, e o período padrão de reembolso de 14 dias / duas horas começará na data de lançamento do jogo.”
Além disso, a Valve também revelou que começarão a aplicar um rótulo específico para jogos com acesso avançado com o intuito de fornecer uma maior transparência aos consumidores, permitindo que eles identifiquem facilmente os títulos que oferecem essa opção. Isso ajuda a evitar confusões e garante que os jogadores estejam cientes das condições de compra antes de adquirir um jogo.
As mudanças tentam trazer um ambiente mais justo para jogadores e desenvolvedores na plataforma, mas ainda existem alguns outros probleminhas que talvez acabem ficando sem uma solução de fato. Um dos principais pontos de preocupação é a questão dos jogos extremamente curtos. Em alguns casos, os jogadores podem completar esses jogos em um curto período de tempo e, em seguida, solicitar reembolso, deixando os desenvolvedores no prejuízo. Embora essa prática possa ser considerada uma forma de abuso do sistema, ainda não foi completamente abordada pela nova política.
Fonte: engadget
Deixe seu comentário