Steam Deck: Valve não planeja lançar um modelo novo por ano

Steam Deck: Valve não planeja lançar um modelo novo por ano

O Steam Deck da Valve é considerado um dos precursores desse mercado de pc portátil, que vem crescendo e se tornando mais popular a cada ano. Isso porque o aparelho já foi lançado há algum tempo, o que faz com que muitos usuários já estejam ansiosos com o próximo modelo.

Porém, aos ansiosos de plantão, a Valve deixou claro que o Steam Deck não terá novos modelos com tanta frequência. Embora a empresa tenha lançado a versão OLED do aparelho que permite rodar jogos da biblioteca Steam em qualquer lugar, o chamado “Steam Deck 2” ainda pode demorar um pouco.

Leia também:

Steam agora deixa claro que você está comprando uma licença e não um jogo
Você sabe quais são os jogos mais populares no Steam Deck?

Valve não fará lançamentos anuais do Steam Deck

Steam Deck

Hoje em dia o mercado de pc portátil com o intuito de trazer os grandes jogos de computadores para um aparelho menor e que pode ser carregado para qualquer lugar com facilidade está em alta. Várias empresas já contam com modelos no mercado, mas a Valve ainda se mantém nos holofotes. Além de ser a dona da Steam, ela também é responsável por um dos pioneiros nesse mercado, o Steam Deck.

Com a chegada do aparelho, muitos usuários esperavam que a empresa lançasse modelos atualizados a cada ano, mas isso não está no calendário da Valve, de acordo com designers da empresa.

Durante uma entrevista para o Reviews.org, Lawrence Yang e Yazan Aldehayyat, designers da Valve comentaram sobre esse assunto e deixaram claro que ainda vai demorar um tempinho para que a empresa lance a próxima geração do Steam Deck.

Quando o entrevistador comentou que muitos dos competidores do Steam Deck estão planejando lançar atualizações de hardware todos os anos, eles deixaram claro que essa não será a estratégia da Valve:

    É muito importante para nós e tentamos ser muito claros sobre isso: não pretendemos seguir uma cadência de lançamento anual. Não faremos uma atualização por ano. Não há razão para fazer isso. E honestamente, do nosso ponto de vista, não é certo que os consumidores lancem um produto que ofereça uma pequena atualização em relação ao modelo anterior. Como resultado, realmente queremos esperar por um salto real de geração, sem sacrificar a vida útil da bateria, antes de podermos lançar a segunda geração do Steam Deck. Mas é algo em que estamos trabalhando e estamos muito entusiasmados.

Dispositivo terá calendário de atualizações semelhante ao de consoles

A notícia não é exatamente um choque para quem conhece o histórico e a tendência da empresa, já que a Valve é conhecida por fazer as coisas no seu tempo sem dar muita bola para a concorrência. Ainda assim, outras empresas que estão nessa corrida como a Asus com o seu ROG Ally, podem aproveitar essa oportunidade para se destacar com novos modelos.

Pelo que tudo indica, a ideia da Valve é manter um calendário no estilo de consoles, ou seja, como acontece com o PlayStation e com o Xbox, que só ganham atualizações depois de alguns anos de mercado, o que faz até mais sentido do que seguir um calendário de smartphones onde existe um novo modelo a cada ano.

Lembrando que mesmo mantendo o ritmo mais calmo, a Valve ainda conta com algumas cartas na manga para manter o interesse e a liderança no mercado, como por exemplo expandir o uso do seu sistema operacional do portátil para outros dispositivos.

Fonte: reviews.org

Sobre o Autor

Avatar de Larissa Ximenes
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X