Duas startups de Singapura já desenvolveram aparelhos de testes respiratórios para identificar a COVID-19, entregando os resultados em apenas dois minutos.
Uma dessas startups, a Silver Factory Technology já começou a testar o novo aparelho, o TracieX Breathalyser, no Aeroporto Changi de Singapura para identificar pessoas contaminadas pela COVID-19. A outra metade responsável pela criação do dispositivo, a Breathonix, iniciou seus testes em uma região na fronteira de Singapura com a Malásia.
O pequeno etilômetro desenvolvido pela Silver Factory detecta uma infecção de COVID-19 ao analisar compostos orgânicos voláteis no ar exalado pelas pessoas. É necessário que a pessoa sopre ar no aparelho por dez minutos.
O sistema é conectado a um equipamento analítico que entrega o resultado em 40 a 60 segundos.
Os testes de ambas as startups focam em encontrar compostos orgânicos voláteis cujos perfis moleculares são exclusivos daqueles infectados com o coronavírus.
Em Singapura, os aparelhos de ambas Startups possuem altas taxas de precisão nos resultados
O aparelho da Breathonix, o BreFence, possui uma taxa de precisão de 85,3%, de acordo com o Ministério da Saúde de Singapura, que autorizou o trabalho das duas startups.
A taxa de precisão do etilômetro da Silver Factory é ainda maior, detectando um caso positivo de COVID-19 em 95% das vezes. Além disso, ambos os dispositivos possuem uma taxa de precisão maior ao identificar casos negativos: 97,8% e 97%, nos testes da Silver Factory e da Breathonix, respectivamente.
Fundada por pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Nanyang, na Singapura, a Silver Factory se prepara para construir sua primeira fábrica para realizar a produção em massa desses etilômetros.
Os testes desse novo dispositivo são indicados para atividades de prevenção em grandes eventos ou em controle de fronteira. Desse modo, o plano do governo do país é continuar a testar um grande número de pessoas diariamente, enquanto promove a vacinação.
O governo de Singapura exige testagens regulares em ambientes de trabalho e locais de evento, portanto, iniciou uma parceria com as duas empresas, que planejam se expandir em outros países do Sudoeste da Ásia e no Oriente Médio.
Leia também: LED UV é capaz de exterminar o coronavírus, segundo estudo