Starfield: má otimização faz jogo “engasgar” até com SSDs e GPUs topo de linha

Starfield: má otimização faz jogo “engasgar” até com SSDs e GPUs topo de linha

Em pouco tempo o jogo Starfield consolidou-se como o lançamento de maior sucesso da Bethesda. O game já atraiu uma base de 6 milhões de jogadores, estreou como o jogo mais vendido do Reino Unido e já ultrapassou o pico de 300 mil jogadores simultâneos na Steam.

O RPG de ficção científica é caracterizado por ambientes vastos e impressionantes, levantando questões entre os jogadores sobre se essa seria a razão principal para o alto consumo de recursos em computadores. No entanto, análises independentes apontam que o verdadeiro problema reside na má otimização do jogo.

Leia também
7 coisas que você precisa saber sobre o Starfield
Os NPCS mais esquisitos de Starfield

Má otimização afeta SSDs

4k8iEmmQ3zLUpj36FvQkrW 970 80.png

Os testes feitos pelo canal Compuseble, no YouTube, indicam que Starfield enfrenta problemas de otimização em locais extensos como a metrópole de Nova Atlantis. O problema ocorre especialmente com SSDs, Isso resulta em falhas na renderização, apresentação de múltiplos elementos gráficos e diminuição da taxa de quadros por segundo.

O computador usado para os testes estava equipado com uma GPU AMD Radeon RX 6950 XT, um processador Ryzen 7 7700 e 32 GB de RAM DDR5. Para quem está mais familiarizado com a nomenclatura das placas da NVIDIA, a GPU utilizada rivaliza, em termos de performance, com a GeForce RTX 3080 Ti.

Abaixo você pode conferir o vídeo com os testes feitos pelo pessoal do Compuseble:

Até SSDs topo de linha são afetados e apresentam 100% de uso

Surpreendentemente, a questão não afeta apenas SSDs mais simples e com taxas de leitura mais baixas. Até unidades com interface PCIe 5.0, como o Crucial T700, alcançam 100% de utilização frequentemente. Isso ocorre quando a taxa de transferência de dados ultrapassa 970 MB/s em qualquer configuração gráfica, memória nas mais simples.

Neste cenário, espera-se que a GPU também esteja trabalhando a todo o vapor, não é mesmo? No entanto, de forma intrigante, o software de monitoramento de hardware Intel PresentMon revelou que, em muitas situações, o uso da GPU é nulo, ou seja, de 0%.

O canal esclarece que isso acontece porque o carregamento de recursos gráficos, como texturas e outros elementos, está mais ligado ao armazenamento do que à placa de vídeo.

Em um teste comparativo, o canal usou o jogo Ratched & Clank com o recurso Direct Storage desativado e observou que ele não atinge 100% de uso do SSD, mesmo com uma taxa de leitura de 2 GB/s, consumindo apenas 43% dos recursos de hardware, sem afetar o desempenho do PC como um todo. Isso mostra que provavelmente Starfield está mal otimizado para os PCs.

683656

Motivos para o problema ainda não estão claros

O canal Compusemble não oferece uma explicação para o fato de o SSD atingir 100% de utilização em Starfield com uma taxa de leitura abaixo de 1 GB/s, que é inferior à sua capacidade máxima. Isso já seria o bastante para sobrecarregar um SSD convencional com uma taxa de leitura máxima de 500 MB/s.

O vídeo apenas sugere que a questão pode estar relacionada ao uso de blocos de dados menores para leitura e escrita no SSD, ao contrário de outros jogos que usam blocos maiores e mais densos.

Até o momento, nem a Microsoft nem a Bethesda emitiram qualquer declaração sobre o problema, que se assemelha a questões observadas em diversas edições do sistema operacional Windows, onde também se registra 100% de uso do disco em HDDs.

Fontes: Compusemble (YouTube) e Tom’s Hardware 

Sobre o Autor

Avatar de Felipe Alencar
Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X