Em pouco tempo o jogo Starfield consolidou-se como o lançamento de maior sucesso da Bethesda. O game já atraiu uma base de 6 milhões de jogadores, estreou como o jogo mais vendido do Reino Unido e já ultrapassou o pico de 300 mil jogadores simultâneos na Steam.
O RPG de ficção científica é caracterizado por ambientes vastos e impressionantes, levantando questões entre os jogadores sobre se essa seria a razão principal para o alto consumo de recursos em computadores. No entanto, análises independentes apontam que o verdadeiro problema reside na má otimização do jogo.
Leia também
7 coisas que você precisa saber sobre o Starfield
Os NPCS mais esquisitos de Starfield
Má otimização afeta SSDs
Os testes feitos pelo canal Compuseble, no YouTube, indicam que Starfield enfrenta problemas de otimização em locais extensos como a metrópole de Nova Atlantis. O problema ocorre especialmente com SSDs, Isso resulta em falhas na renderização, apresentação de múltiplos elementos gráficos e diminuição da taxa de quadros por segundo.
O computador usado para os testes estava equipado com uma GPU AMD Radeon RX 6950 XT, um processador Ryzen 7 7700 e 32 GB de RAM DDR5. Para quem está mais familiarizado com a nomenclatura das placas da NVIDIA, a GPU utilizada rivaliza, em termos de performance, com a GeForce RTX 3080 Ti.
Abaixo você pode conferir o vídeo com os testes feitos pelo pessoal do Compuseble:
Até SSDs topo de linha são afetados e apresentam 100% de uso
Surpreendentemente, a questão não afeta apenas SSDs mais simples e com taxas de leitura mais baixas. Até unidades com interface PCIe 5.0, como o Crucial T700, alcançam 100% de utilização frequentemente. Isso ocorre quando a taxa de transferência de dados ultrapassa 970 MB/s em qualquer configuração gráfica, memória nas mais simples.
Neste cenário, espera-se que a GPU também esteja trabalhando a todo o vapor, não é mesmo? No entanto, de forma intrigante, o software de monitoramento de hardware Intel PresentMon revelou que, em muitas situações, o uso da GPU é nulo, ou seja, de 0%.
O canal esclarece que isso acontece porque o carregamento de recursos gráficos, como texturas e outros elementos, está mais ligado ao armazenamento do que à placa de vídeo.
Em um teste comparativo, o canal usou o jogo Ratched & Clank com o recurso Direct Storage desativado e observou que ele não atinge 100% de uso do SSD, mesmo com uma taxa de leitura de 2 GB/s, consumindo apenas 43% dos recursos de hardware, sem afetar o desempenho do PC como um todo. Isso mostra que provavelmente Starfield está mal otimizado para os PCs.
Motivos para o problema ainda não estão claros
O canal Compusemble não oferece uma explicação para o fato de o SSD atingir 100% de utilização em Starfield com uma taxa de leitura abaixo de 1 GB/s, que é inferior à sua capacidade máxima. Isso já seria o bastante para sobrecarregar um SSD convencional com uma taxa de leitura máxima de 500 MB/s.
O vídeo apenas sugere que a questão pode estar relacionada ao uso de blocos de dados menores para leitura e escrita no SSD, ao contrário de outros jogos que usam blocos maiores e mais densos.
Até o momento, nem a Microsoft nem a Bethesda emitiram qualquer declaração sobre o problema, que se assemelha a questões observadas em diversas edições do sistema operacional Windows, onde também se registra 100% de uso do disco em HDDs.
Fontes: Compusemble (YouTube) e Tom’s Hardware
Deixe seu comentário