Segundo estimativas compartilhadas por Alex McMullan, chefe de de tecnologia da Pure Storage, empresa que atua na distribuição de memória para diversos players, em 2026 poderemos ver o lançamento de SSDs com até 300 TB de capacidade.
“Nosso plano para os próximos anos é de levar nossa postura competitiva de HDs em um novo patamar. Hoje estamos enviando drives DFM ( Direct Flash Module) de 24TB e 48TB. Vocês podem esperar um anúncio nosso na conferência Accelerate sobre mais tamanho de espaço ainda, enquanto nossa ambição é de alcançar os 300TB de capacidade, durante ou antes de 2026”.
O aumento na capacidade de armazenamento dos SSDs necessita que o empílhamento de camadas (layers) dos chips NAND siga evoluindo. Atualmente, a Pure Storage trabalha com tecnologia de 112 a 160 camadas. Para que a meta dos 300 seja alcançada, a companhia planeja chegar ao patamar de 400 a 500 camadas.
Você também deve ler!
SSD para notebook: confira 07 opções para turbinar sua máquina
Com dissipador colossal, Gigabyte anuncia o SSD PCIe 5.0 Aorus Gen5 10000
O empilhamento de camadas é uma das principais características com a passagem do NAND planar (2D) para o 3D Nand. Além de representar ainda mais possibilidades em termos de capacidade total que os SSDs podem alcançar, a evolução no número de camadas também contribui diretamente para a redução nos custos da unidade, impactando todos os segmentos, incluindo o mercado de consumo geral. Isto é, o avanço nas camadas beneficia o setor corporativo e também o usuário final.
Atualmente, para o consumido final, os SSDs de maior capacidade entregam 15.3 TB. Para o mundo corporativo, já é possível encontrar soluções de 100 TB, como é o caso do Nimbus Data
Deixe seu comentário