Os SSDs, ou Solid State Drives (Discos de Estado Sólido) são o sonho de consumo de muita gente. Eles são mais finos que um disco magnético, não possuem partes móveis, usam memória flash e atingem taxas de transferência que um HD tradicional dificilmente alcançaria. Sem falar em outros benefícios, como a dispensa da necessidade de se desfragmentar o disco de tempos em tempos, visando melhorar o desempenho. Quem já teve a oportunidade de trocar o seu HDD por um SSD não faz o caminho de volta nem sob tortura! Mas, o que você acharia de ter um SSD portátil, parecido com um pendrive e que é compatível com o padrão USB 3.0? Seria ótimo, né? Pois já é possível você ter um dispositivo assim.
A empresa VisionTek anunciou em seu site um produto que nada mais é que um SSD em forma de pendrive e que tem até 240 GB para armazenamento. Ele é compatível com todos os sistemas operacionais do mercado, seja ele Windows, Linux ou Mac OS X. Basta plugar na porta USB e pronto, já começar a utilizar. Ele se destaca também por sua capacidade. A versão menor oferece 120 GB de espaço. Já o modelo de maior capacidade entrega 240 GB para você guardar o que quiser.
Estes SSDs portáteis também atingem grandes velocidades de leitura e escrita. Para o processo de leitura de arquivos a empresa informa que ele chega a 445 MB/s. Já para gravar arquivos nele a taxa não fica muito atrás, chegando a 440 MB/s. A porta USB 3.0, que é, por enquanto, o padrão USB mais rápido do mercado, também ajuda para que este SSD portátil atinja tais velocidades de leitura e escrita.
Se esse dispositivo te interessou, ele pode ser encontrado à venda em diversas lojas online pelo mundo, mas na Amazon ele está com um preço mais camarada. Na loja de Jeff Bezos o modelos de 120 GB sai por US$ 100, enquanto que o modelo de 240 GB poderá ser seu por US$ 175. Lembrando que para entrega no Brasil você estará sujeito a taxações por parte da Receita Federal. Portanto, se for comprar, calcule antes quanto ele sai com os impostos incluídos, que é 60% do valor do produto em compras internacionais.