O posto de maior SSD do mercado, em termos de capacidade, agora pertecen a Nimbus Data, que apresentou as unidades ExaDrive DC, que oferecem até 100 TB (há também um modelo com 50 TB). Unidades de estado sólido de alta capacidade para o setor corporativo estão cada vez mais frequentes. No ano passado a Viking já demonstrara SSDs com até 50 TB, e recentemente a Samsung lançou o PM1643, com 30 TB.
O ExaDrive DC utiliza o fator de forma de 3,5 polegadas e estará disponível em versões de 50 e 100 TB. No modeo com 100 TB, de acordo com a Nimbus Data é possível armazenar até 20 mil filmes em HD ou 20 milhões de músicas.
A unidade utiliza memórias 3D NAND MLC fabricadas por SK Hynix. A interface utiizada é a SATA III (6 Gbps) e a garantia é de 5 anos. Em termos de consumo de energia, o ExaDrive DC100 consome 10W em IDLE e até 14W quando em operação.
De acordo com Thomas Isakovich, CEO e fundador da Nimbus Data à medida que o preço da memória Flash diminui, a capacidade, a eficiência energética e a densidade se tornarão os principais fatores de redução de custos e vantagem competitiva, e que o ExaDrive DC atende a esses requisitos.
A Nimbus Data também mencionou que pretende lançar essa unidade sob a interface SAS. Estas novas unidades ExaDrive DC são capazes de oferecer velocidades sequenciais de leitura e gravação de até 500MB/s , em leitura e escrita aleatóri a unidade oferece 100.000 IOPS.
O ExaDrive DC100 pode escrever um máximo de 43,2 TB de dados por dia (baseado nessa garantia de 5 anos) em 500 MB / s contínuos. O tempo médio entre falhas, o MTBF é de 2,5 milhões de horas.
O ExaDrive DC100 Nimbus Data estará disponível ainda em 2018. O preço não foi revelado.
Siga o Hardware.com.br no Instagram