O Spotify começou apenas como uma plataforma de streaming de música, mas agora já conta com outros tipos de conteúdos como clipes, audiolivros, podcasts, entre muitos outros. Agora, a empresa está dando mais um passo na direção de multiconteúdo ao fazer teste com cursos online.
Acontece que o Spotify acabou de lançar um novo experimento em sua plataforma, disponibilizando alguns cursos em vídeo para usuários. Por enquanto o recurso ainda está em fase de teste e ainda não se sabe se ou quando chegará em outras regiões.
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Usuários do Spotify já procuram por conteúdo educativo
Os usuários do Spotify no Reino Unido estão sendo os primeiros a testemunhar esta nova adição, que se junta à biblioteca existente de músicas, podcasts e audiolivros. O novo movimento marca uma mudança significativa na estratégia da empresa, expandindo além do áudio para incluir também o ensino e a aprendizagem.
O experimento, que oferece lições em vídeo de parceiros como BBC Maestro, Skillshare, Thinkific e PlayVirtuoso, é um passo corajoso para o Spotify. Embora cursos online possam parecer uma adição inesperada para uma plataforma conhecida principalmente por sua música e podcasts, o diretor de produto do Spotify, Mohit Jitani, destaca que faz sentido já que muitas pessoas já estão se voltando para a plataforma para consumir conteúdo educativo, principalmente com os podcasts.
“Uma das coisas mais interessantes e tendências que começamos a notar foi que cada vez mais pessoas estavam começando a vir ao Spotify com algum objetivo de aprendizado”, diz Jitani. “E pensamos, como podemos pegar essa percepção básica e construir algo em cima dela?”
O Spotify revelou que cerca de metade dos usuários que são assinantes Premium da plataforma procuram por podcasts que tenham conteúdo educativo e de autoajuda. Esta mudança não apenas oferece aos usuários acesso a uma gama mais ampla de conteúdo, mas também permite ao Spotify segmentar mais diretamente os interesses e hábitos de seus usuários, melhorando a experiência geral.
Já em relação aos provedores desses cursos, a vantagem de oferece-los no Spotify é justamente a chance de alcançar um público maior, além de conseguir ainda direcionar esse conteúdo para clientes em potenciais a depender dos seus hábitos de escuta.
“Torna-se muito, muito mais fácil para nós encontrar as pessoas certas para este curso e simplesmente fornecer uma distribuição muito mais eficiente”
Atualmente no teste a plataforma está oferecendo cursos em 4 categorias diferentes, sendo elas de fazer música, ser criativo, aprender sobre negócios e viver de forma saudável. Para os usuários que já têm acesso a nova ferramenta, os cursos podem ser acessados a partir de um novo ícone no formato de pílula que aparece na parte superior da tela. Também é possível encontrar os cursos pela pesquisa e interface de navegação.
Cursos poderão fazer parte de uma assinatura “Superpremium”
Jitani revelou que eles decidiram incorporar os cursos no aplicativo já existente do Spotify principalmente pela comodidade para os usuários. Dessa forma, eles não precisarão baixar e ter mais um aplicativo no celular. Além disso, no app já existente, eles podem ser lembrados de concluir os cursos mesmo quando entrar para escutar músicas ou ouvir podcasts.
A inclusão de cursos online também levanta questões sobre o futuro do modelo de assinatura do Spotify. Atualmente, o experimento está sendo conduzido através de um modelo freemium, onde os usuários têm acesso gratuito a algumas lições por curso, mas devem pagar para desbloquear o conteúdo completo. Isso sugere que o Spotify pode estar considerando novos modelos de assinatura, como parte de uma possível oferta “Supremium”, que incluiria acesso a cursos online, audiolivros e outros recursos adicionais.
Isso porque os cursos são formados por uma série de vídeos, não apenas um, então é preciso pagar para ter acesso ao conteúdo completo que poderá também incluir materiais extras como PDFs. Jitani também revelou que é possível ouvir com a tela do dispositivo desligada, tendo acesso apenas ao áudio, como já acontece com os outros conteúdos da plataforma.
No entanto, o lançamento dos cursos online não vem sem desafios. O Spotify enfrenta obstáculos técnicos e regulatórios, especialmente em relação às taxas de transação da Apple e do Google. Além disso, a moderação do conteúdo é uma preocupação constante, com o Spotify garantindo que os cursos cumpram suas políticas de plataforma e oferecendo um mecanismo de denúncia para conteúdo inadequado.
Por isso, em relação ao pagamento do curso completo, isso não pode ser feito através do aplicativo (já que o Spotify não quer pagar as taxas dessas lojas). No Android é possível fazer esse pagamento através de e-mail. O usuário interessado toca no botão para compra do curso e vai receber em seu e-mail um link para fazer a compra.
Já no iOS, com a Apple tem regras de anti-direcionamento (que já estão começando a ser proibidas na União Europeia) a solução é entrar pelo site do Spotify através de web ou diretamente pelo endereço courses.spotify.com/home
Jitani não deu informações ou detalhes sobre a comissão que é cobrada sobre os cursos vendidos em sua plataforma.
Por enquanto o experimento está acontecendo apenas no Reino Unido, e é a partir disso que eles vão decidir o futuro dessa ideia. Pode ser que ela não vá para frente, então ainda não existe uma garantia de que haverá um lançamento para outras regiões.
Fonte: The Verge
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