O Spotify, um dos principais serviços de streaming de música do mundo, lançou um novo design para a versão desktop do seu aplicativo.
A reformulação, que foi oficializada nesta semana, traz uma série de mudanças na navegação e na organização da interface. O objetivo é facilitar o acesso aos detalhes de músicas ou podcasts e oferecer novas maneiras de organizar listas de reprodução e outros conteúdos.
Leia também
Mercado de streaming no Brasil: Netflix, Spotify e Globoplay lideram
Spotify amplia liderança em streaming de áudio com mais de 515 milhões de usuários
O que mudou na interface do Spotify para desktop
A principal mudança é a barra lateral “Sua biblioteca” à esquerda da tela. A interface agora inclui ícones coloridos e mostra artistas e álbuns tocados recentemente.
No lado direito do aplicativo, os usuários encontrarão a visualização “Now Playing”, que exibe informações sobre a música ou podcast que está sendo ouvido. Esta seção pode também fornecer mais informações sobre o conteúdo, como datas de turnê ou produtos relacionados ao artista.
Outra novidade é a possibilidade de personalizar a visão da biblioteca. Por padrão, os usuários terão uma visão expandida de sua biblioteca, mas será possível usar uma versão compacta a partir das configurações.
Além disso, o novo design permite arrastar e soltar. Vai funcionar assim: os usuários podem mover e fixar as listas de reprodução na Biblioteca, bem como soltar músicas nas listas de reprodução listadas editáveis.
Novidades também sobre o plano HiFi
A área de conteúdo principal permanece inalterada, servindo como um hub central para navegar, descobrir e encontrar músicas e podcasts recomendados. No entanto, foram adicionadas algumas novas funcionalidades para alinhar a experiência de desktop com o aplicativo móvel.
O Spotify classificou a novidade como “uma de suas maiores reformulações até agora“. Segundo a empresa, a atualização será lançada para “todos os usuários de desktop em todo o mundo” a partir desta semana. No entanto, a liberação do redesign será feito de forma gradual.
Aproveitando a oportunidade, nesta semana o Spotify também revelou que planeja finalmente incluir o streaming de áudio sem perdas (Lossless) em um novo (e mais caro) plano de assinatura chamado “Supremium”.
Anunciado em 2021 como “Spotify HiFi”, o plano será lançado ainda em 2023, segundo informações da Bloomberg. Isso já é um avanço, pois há alguns meses nem o CEO da empresa sabia quando o novo plano seria lançado.
Com essas mudanças, o Spotify continua a se esforçar para melhorar a experiência do usuário e se manter competitivo em um mercado de streaming de música cada vez mais saturado. A nova interface do aplicativo para desktop é apenas o último exemplo de como a empresa está se adaptando para atender às necessidades e preferências em constante evolução de seus usuários.
Deixe seu comentário