O Spotify acaba de lançar uma atualização que promete mudar a experiência do usuário dentro do aplicativo. O Stream On, evento realizado nesta quarta-feira (8), apresentou diversas novidades.
Entre elas a implementação de um novo feed que sugere músicas e podcasts baseado no comportamento do usuário. Com isso, a plataforma se aproxima de outras redes sociais como o TikTok e o Instagram. O objetivo é aumentar o tempo de tela do usuário para a exibição de mais anúncios.
Leia também
Novo recurso do Spotify traz DJ virtual com sugestões de músicas e comentários sobre artistas
Como transferir playlists do Spotify para o Amazon Music
Novo feed e outros recursos
De acordo com a empresa, esta é a maior atualização do aplicativo em uma década! E como já comentamos na introdução da matéria, tem por objetivo aumentar o tempo de tela dos usuários. E isso é um verdadeiro desafio. Por se tratar de um aplicativo de áudio, o comportamento normal do usuário é escolher uma música e minimizar o app.
Porém, se a plataforma de streaming obtiver sucesso em sua empreitada, isso pode resultar em maior receita para a empresa. Para isso, o novo feed utiliza um sistema de sugestões de conteúdos baseado no histórico de reprodução do usuário.
A tela inicial do Spotify agora exibirá prévias de músicas e podcasts, com um layout que lembra muito o formato de stories do Instagram e do TikTok. A rolagem vertical, tão característica dessas redes sociais, foi implementada no novo feed, que apresenta sugestões de conteúdo personalizadas para cada usuário.
Além disso, os criadores de conteúdo poderão usar o novo feed para se conectar com seus fãs. Isso será feito através da postagem de pequenos clipes com vídeos relacionados aos bastidores de suas produções.
O Spotify também passará a mostrar informações sobre próximos shows e turnês dos artistas durante a reprodução de músicas, o que pode incentivar o usuário a adquirir ingressos e merchandising.
Melhorias nos podcasts
A novidade inclui feeds específicos para músicas e podcasts. Foi implementado também um recurso de autoplay para os episódios de podcasts. Ao final de um episódio, o Spotify irá tocar automaticamente outro podcast, com base nas preferências do usuário.
Outra novidade interessante é a ampliação dos podcasts em vídeo. Este formato de conteúdo agora está disponível para qualquer pessoa, não apenas para aqueles que utilizam o Anchor.
No entanto, é importante salientar que, apesar das novidades, a interface do aplicativo não apresentou grandes mudanças em relação à versão anterior. O foco da atualização está na experiência do usuário e na personalização das sugestões de conteúdo. Como já dito, estas serão exibidas em um formato similar ao dos feeds do Instagram e do TikTok.
O novo feed já está disponível desde a última quarta-feira (8). Mas não se assuste se a atualização ainda não tiver chegado para você. O Spotify disse que poderá levar semanas ou até meses para chegar a todos os usuários.
Deixe seu comentário