Sony: sistema do Vita é expansível e poderia ser aplicado a smartphones e tablets

A Sony pode estar preparando um sistema para seus smartphones: o futuro CEO da empresa comentou brevemente sobre a possibilidade de expandir o uso do sistema operacional do PlayStation Vita.

PS Vita

Basicamente ele é um dispositivo para jogos mas usa um sistema aparentemente proprietário, sobre o qual pouco se sabe. Numa entrevista o futuro presidente executivo da empresa (Kazuo Hirai, que deve assumir em abril) comentou que ele é “expansível”, abrindo margem para algo que poderia rodar tanto em smartphones como tablets.

Sendo o Vita um aparelho para jogos o sistema é bem integrado ao hardware, oferecendo acesso de baixo nível e latência para a máxima otimização dos gráficos e processamento geral. Daí para incluir funções de smartphones parece que não falta muito (considerando que tem um modelo já com 3G).

Outro grande executivo da empresa, Yoshio Matsumoto, destacou que pode, mas atualmente não está sendo planejado ainda:

“Se você me perguntar se fizemos o sistema de forma que possa ser expandido, podendo então ser aplicado em smartphones e tablets aproveitando a alta capacidade de resposta que precisamos para dispositivos de jogos – sim, é possível.”

E completou:

“Isso não significa que estamos aplicando-o em smartphones e tablets por agora, mas ele foi projetado com capacidade de expansão em mente.”

O sistema roda alguns tipos de aplicativos além dos jogos, não seria espanto nenhum vê-lo em telefones no futuro. Facebook, Skype, Twitter, Foursquare, etc estão entre os aplicativos já definidos para o console portátil. Seria apenas adicionar funções de telefonia e pronto.

Pelo que parece as vendas dos aparelhos com Android da Sony não estão indo tão bem como gostariam, dada a baixa participação perto dos concorrentes – é complicado concorrer num mundo quase dominado por Samsung e HTC, já que as inovações do hardware ficam ofuscadas em meio a lançamentos de todos os lados por dezenas de fabricantes. A Sony Ericsson (adquirida totalmente pela Sony) apresentou perda de cerca de 247 milhões de euros para o ano fiscal de 2011, apesar do crescimento de cerca de 65% ano a ano nas vendas dos Xperia (com Android).

Fica um rumor no ar, influenciado pelo próprio quase-chefão da Sony. Dependendo do sucesso do Vita pode ser que a empresa aproveite a capacidade de expansão e o leve para outros produtos. Um sistema a mais no mercado nem sempre é bem visto, especialmente quando está começando – junto com o sistema entraria uma série de questões, como a quantidade de apps para o mesmo e todo um novo ecossistema de desenvolvimento. Mantendo a compatibilidade com os jogos do Vita já seria um bom começo.

Há vários screenshots do sistema do Vita nesta página do The Verge, para ter uma ideia de como é a interface do console. Ele deve ser lançado no Brasil no dia 29.

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Localize algo no site!