Sony atualiza linha de compactas superzoom

As câmeras “superzoom” compõem uma categoria intermediária entre as compactas e as semi-profissionais: elas atendem bem um público exigente mantendo as facilidades das compactas – e em alguns casos, o tamanho também, o que pode ser essencial na decisão da compra.

A Sony anunciou oficialmente as atualizações das suas câmeras HX1 e HX5V, modelos populares no segmento que ocupam.

A HX100V inclui lentes Carl Zeiss Vario-Sonar T de 27mm com zoom de 30x, mas mantém um corpão. Ela permite ajuste preciso do zoom e foco, útil para fotos macro.

hx100 2

A HX9V tem corpo de compacta e substitui a HX5V, com lentes Sony G de 24mm e zoom de 16x (a anterior, HX5V, tinha zoom de 10x). O sensor de 16.2 megapixel é comum às duas (as outras eram de 9 ou 10 MP).

Um dos destaques delas, já presente na HX5V de 2010 é gravação de vídeo full HD (1920×1080 60p). Junto com a estabilização de imagem oferecida dá para fazer uns vídeos interessantes, embora a função principal seja tirar fotos. Elas gravam bem mas normalmente o áudio deixa um pouco a desejar, especialmente se estiver ventando.

Uma adição interessante é o Intelligent Sweep Panorama HR, para alta resolução, que permite capturar imagens panorâmicas de até 42.9 megapixel (10480 x 4096). Ainda é possível tirar fotos enquanto filma – as imagens terão a mesma resolução do vídeo e o recurso não deve funcionar ao fazer vídeos com 60fps. Outro recurso lida com fotos em 3D usando duas fotos sequenciais com foco em posições diferentes, para pegar profundidade.

Recursos comuns da HX5V foram mantidos, como GPS e bússola – que servem para marcar onde a foto foi tirada; a bússola ajuda na orientação da direção em que a foto foi feita. Como de costume há melhorias no projeto interno, oferecendo tecnologia mais atual e melhor tempo entre fotos.

Essas câmeras devem chegar ao mercado em abril, com a DSC-HX100V custando $450 e a DSC-HX9V $350 lá fora.

Particularmente tenho uma HX5V e a qualidade é muito boa para uma compacta que cabe em qualquer bolso (da calça mesmo, não digo preços, pois chegam por aqui bem acima dos R$ 1.000 :P). Para muita gente as superzoom grandonas ficam fora da lista de desejos pelo tamanho, já que são mais pesadas e podem incomodar durante o carregamento, pela falta de espaço nos bolsos da roupa. Eu não acreditava tanto nisso até perceber que fui deixando minha Fuji S1800 cada vez mais largada em casa.

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Localize algo no site!