Finalmente sabemos o porquê do PS5 ser absurdamente grande. Segundo a Sony, o cooler do novo é o fator principal.
O engeheiro da Sony, Yashuri Otori, revelou à imprensa japonesa detalhes sobre o console. Para quem não se lembra, Otori participou do vídeo que destrincha o PS5, mostrando todos os componentes internos do console.
Segundo ele, o cooler do PS5 alcança as duas extremidades do console, com a função de arrefecer a placa mãe.
A Sony testou colocar usar um cooler em cada lado do console, o que diminuiria o seu tamanho. Contudo, segundo Otori, controlar dois coolers é “mais difícil”, portanto, a Sony decidiu manter um único refrigerador.
Specs do PS5
O cooler do PS5 tem 120 milímetros de diâmetro, assim como os do PS3 e Ps4. A diferença está em sua espessura…
Para resfriar ambas extremidades do Playstation 5, Otoki afirmou que o cooler do PS5 tem 45 milímetros de espessura, maior que o das duas versões do PS4. Além disso, segundo Otoki, se o SoC (Sistema em um Chip – circuito integrado que engloba todos os componentes de um sistema eletrônico) do PS5 fosse dividido em dois, apenas um lado emitiria uma quantidade de calor equivalente a todo o SoC do PS4.
De acordo com a imprensa japonesa, o Playstation 5 será menos barulhento do que o PS4, pois esquentará menos. Consequentemente, a Sony optou por um console mais ‘espaçoso’, no entanto, que ofereça um nível de arrefecimento mais eficiente. Felizmente, há uma notícia boa, embora o design ‘excêntrico’ do console seja o centro das atenções atualmente.
Se você quiser saber mais sobre os componentes internos do PS5, confira abaixo o vídeo lançado pela Sony no início deste mês. O vídeo estrelado pelo mesmo Yashuri Otoki.
O Playstation 5 chega no Brasil em 19 de novembro, custando R$4.499 na versão digital, ou R$ 4.999 na versão que apresenta leitor de disco.