A coisa realmente está feia para Sony em relação à produção do PlayStation 5, pois a empresa japonesa reduziu novamente a projeção de vendas do console.
Em novembro do ano passado, a Sony havia reduzido o número de 16 milhões de unidades para 14,8 milhões no período que vai até março deste ano.
Leia mais: Sony reduz produção do PlayStation 5 devido à escassez de componentes
Mas, conforme o relatório de rendimentos financeiros da empresa, publicado ontem (2), a Sony diminuiu ainda mais a projeção de vendas do PlayStation 5. O número caiu para 11,5 milhões de unidades no ano fiscal que termina em 31 de março.
De acordo com o Diretor Financeiro da Sony, Hiroki Totoki, a demanda continua alta e estável, sem sofrer impactos diretos pela pandemia. No entanto, a produção de chips sofreu tais impactos, causando problemas nas empresas fornecedoras de componentes para a fabricação do console.
Desse modo, o lucro da Sony em jogos caiu 6% e a empresa espera uma queda nas vendas do PlayStation 5 devido à escassez de semicondutores. Mesmo assim, a Sony, gradualmente, está aumentando o estoque do console, mas afirma enxergar a falta do PlayStation 5 neste semestre.
Projeção de vendas do PlayStation 5 foi reduzida pelo mesmo motivo anterior
Obviamente, a Sony não é a única empresa a sofrer com os impactos da escassez de chips. A Nintendo, no ano passado, reduziu a projeção de produção do Switch em 20%. Contudo, a empresa anunciou hoje (3) que o console alcançou a marca de 100 milhões de unidades vendidas.
Leia mais: Nintendo Switch ultrapassa a marca de 100 milhões de vendas
Assim como as rivais japonesas, A Microsoft também afirmou que haverá escassez do Xbox Series X/S em 2022, mas o chefe da divisão de games da empresa, Phil Spencer, declarou que o problema não envolve apenas a crise dos chips.
Segundo ele, não é apenas um problema com o chip e sim a união de vários fatores.
“Quando penso sobre o que significa obter as peças necessárias para construir um console hoje e, em seguida, levá-lo aos mercados onde há demanda, há vários tipos de pontos de aperto nesse processo. E eu acho que, infelizmente, a crise, certamente, continuará no próximo ano”, afirmou Spencer, em novembro do ano passado.
A solução para lidar com o problema é diversificar os negócios
No entanto, a Sony, para impulsionar sua divisão de jogos e aumentar as vendas do PlayStation 5, adquiriu o estúdio Bungie por US$ 3,6 bilhões. A aquisição, além disso, pode ser vista como uma resposta da compra da Activision Blizzard pela Microsoft.
Siga o Hardware.com.br no Instagram
Totoki afirmou que um terço do valor da compra da Bungie é para manter os funcionários da empresa. Afinal, segundo ele, a Sony tem muito a aprender com a Bungie em termos de jogos como serviços e no desenvolvimento de jogos para várias plataformas.
Portanto, a Sony, para reduzir o impacto financeiro na baixa projeção de vendas do PlayStation 5, aposta em diversificar sua divisão de games para obter lucros em outras áreas.
Outra solução foi aumentar a produção do PS4 que continuará até o final deste ano.
Você também deve ler!
Sony aumenta produção do PlayStation 4 para lidar com a escassez PlayStation 5
Sony compra Bungie, desenvolvedora de Destiny, por US$ 3,6 bi
Spartacus: PlayStation está criando serviço para rivalizar com Xbox Game Pass
Deixe seu comentário