Após o lançamento do PS5, o próximo passo da Sony, pelo que tudo indica, é desenvolver um headset VR para o PS5, embora o novo console seja compátivel com o headset PlayStation VR do PS4.
Uma patente recém publicada, como apontou o site holandês LetsGoDigital, apresenta o desenvolvimento de um novo headset do PSVR para o PS5.
A patente leva o nome de “Detector de pressão para identificar aptidão e conforto de headset de realidade virtual” no requerimento da Sony Interactive Entertainment ao Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos em 2016.
A aprovação ocorreu na última terça-feira (24).
Steve Osman, chefe do PlayStation Magic Lab, é o inventor dessa tecnologia, que pretende aumentar o conforto ao utilizar headsets de realidade virtual ou aumentada.
Headset VR do PS5
As imagens abaixo exibem um headset um pouco mais leve que o atual do PlayStation VR. São dois modelos, um com o acessório em torno da cabeça e o outro sendo apenas óculos VR.
No entanto, por ser uma patente de utilidade e não de design, esse formato pode ser alterado, pois, a patente é em relação à tecnologia.
Por ser um aparelho utilizado durante um longo período, o Headset VR precisa ser confortável. Portanto, essa patente pretende dividir a pressão em múltiplos pontos para garantir o conforto.
O VR possui vários sensores para enviar sinais que determinam se o headset está sendo usado corretamente.
Na imagem do headset do PS5, é possível ver uma indicação com a letra ‘P’, que significa ‘sensor de pressão’ e outra com a sigla ‘ACC’, indicando sensor de aceleração.
Além disso, a patente menciona a integração de LEDs e feedback háptico, que é a mesma tecnologia tátil presente no controle DualSense do PS5.
Não há nenhuma menção por parte da Sony, mas, caso essa patente entre em desenvolvimento, o headset do PS5 deverá chegar daqui a dois anos, no mínimo.